Partilhar

6 dicas para educar seu gato - Conselhos preciosos!

Você tem um gato? Então é importante que ensine a ele algumas regras básicas de comportamento, que ajudarão a que a convivência de vocês seja bem mais tranquila para ambos. Muitas pessoas acham que os gatos são animais que não podem ser ensinados, mas a verdade é que eles podem sim adquirir alguns hábitos concretos como, por exemplo, habituá-los a fazer as necessidades na caixa de areia ou evitar arranhar os móveis. Quer saber como conseguir isso? Então continue lendo este artigo do umCOMO com 6 dicas para educar seu gato.

Também lhe pode interessar: Como educar um filhote de gato

Recompensas positivas

Se você quiser começar com a tarefa de educar um gato, a primeira coisa que deve saber é que para que o animal grave a ordem é importante dar a ele recompensas quando atua corretamente. Pense que ele não tem ideia do certo ou errado, mas entende que, se após uma ação ele receber algo gostoso, cada vez que fizer essa ação terá uma recompensa positiva e começará a fazer isso por pura repetição.

Portanto, independente do que quiser ensinar, é importante que tenha preparado um prêmio especial que só dará se ele acabar fazendo o que espera dele. Após um tempo, já não será preciso recompensar pois terá estabelecido esse comportamento nele de forma natural.

6 dicas para educar seu gato - Conselhos preciosos! - Recompensas positivas

Sons para educar um gato

Além de usar o método de recompensas, outro conselho que ajudará você a que o seu gato obedeça é acompanhar cada ordem com um som concreto como, por exemplo, o de um clique ou o de um simples sininho.

Pense que o animal se assustará com o barulho e, portanto, irá corrigir o seu comportamento. Para demonstrar a ele que era isso que você queria, terá que dar depois a recompensa. Desta forma, conseguirá que o animal não sinta estresse cada vez que ouvir este som e que, pouco a pouco, irá compreendendo o que está pedindo.

6 dicas para educar seu gato - Conselhos preciosos! - Sons para educar um gato

Repita o nome dele

Repetir padrões de comportamento quando estiver tentando educar um gato também é algo muito positivo para que o animal compreenda o que deseja. Lembre-se que repetir o nome dele muito positivo, primeiro porque ele assim reconhece qual é o nome dele mas, principalmente, porque desta forma ele conseguirá saber quando você está falando com ele e prestará atenção total.

Neste sentido, a melhor maneira de repetir o nome dele para que ele entenda que se chama assim é fazer isso em qualquer momento com o seu animal de estimação: quando der carinho, quando brincar com ele, quando o abraçar, etc.

6 dicas para educar seu gato - Conselhos preciosos! - Repita o nome dele

Nada de distrações

Se, por exemplo, você quiser ensinar seu gato a não arranhar os móveis é importante que, quando quiser começar a dar esta ordem, não tenha nada ligado que possa distrair a sua atenção. É legal também que ele sinta que você está completamente atento a ele e que, efetivamente, está se dirigindo a ele. Se estiver com a televisão ou o rádio ligado, o animal ouve outras vozes e outros estímulos e pode perder a concentração em você.

6 dicas para educar seu gato - Conselhos preciosos! - Nada de distrações

Repita padrões

Já dissemos antes que é importante que repita os mesmos passos para tentar educar o seu gato. Por isso é importante que o som usado para dar os conhecimentos seja sempre o mesmo, que a recompensa seja sempre a mesma e que o seu tom de voz seja o mesmo, na medida do possível.

Desta forma, o animal viverá de novo uma situação que já tinha passado antes e, portanto, conseguirá que a aprendizagem seja bem mais rápida. Também é importante que, se normalmente usa um "Não" para dar uma ordem, use sempre essa palavra para que compreenda o que significa.

6 dicas para educar seu gato - Conselhos preciosos! - Repita padrões

Sessões de 10 a 15 minutos

Para poder adestrar o animal é importante que dedique sessões de, no máximo, 15 minutos para que entenda o conceito. Não tente ficar mais tempo porque ele se cansará e deixará de prestar atenção após este tempo. O importante não é ficar muito tempo tentando ensinar uma ideia e sim ser constante; como já dissemos, repetir padrões. Só assim o gato consegue captar a mensagem.

Em umCOMO damos para você outros conselhos sobre como adestrar um gato para que você possa ensinar ele a usar a caixa de areia, vir ter com você quando o chamar ou não comer as plantas.

6 dicas para educar seu gato - Conselhos preciosos! - Sessões de 10 a 15 minutos

Se pretende ler mais artigos parecidos a 6 dicas para educar seu gato - Conselhos preciosos!, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre 6 dicas para educar seu gato - Conselhos preciosos!

1 comentário
Zenaide
Moro em casa. Não faço uso de cx de areia. Tenho 3 macios e uma fêmea todos castrados. Os machos entram na minha casa e mijam nos móveis. Nas portas. O que faço pra eles pararem. Obrigada
Editor umComo.com.br

1 de 7

Voltar ao topo da página