Partilhar

7 alimentos que não pode dar aos gatos

Por Nelson Ferreira. Atualizado: 8 novembro 2019
7 alimentos que não pode dar aos gatos

Muitos dos alimentos que nós consumimos são altamente tóxicos e perigosos para os gatos. Tanto os humanos como os gatos têm sistemas digestivos diferentes o que faz com que não se metabolizem os alimentos da mesma forma. Além disso, há que ter em conta que o gato é um animal que tem mais dificuldade que o cão para eliminar as toxinas através do seu fígado e portanto, é mais sensível a determinados alimentos.

Antes de alimentar o seu gato com a sua comida ou as sobras da mesma, deve saber quais são aqueles alimentos que podem prejudicar de forma significativa a sua saúde. Por isso, em seguida mostramos-lhe quais os 7 alimentos mais perigosos para os gatos. É importante que não lhes dê estes alimentos, uma vez que alguns deles podem inclusivamente ser mortais. Tenha cuidado e mantenha-se alerta, assim o seu melhor amigo ficará consigo por muito mais tempo.

Também lhe pode interessar: O que um gato não pode comer

Peixe cru

O peixe cru costuma ter bactérias e parasitas que causam vômitos, diarreia e outros problemas gastrointestinais aos gatos. Além disso, a tiaminase presente no peixe cru pode desintegrar a tiamina e causar problemas neurológicos nos gatos, e inclusivamente provocar convulsões.

Chocolate

O chocolate contém teobromina, um alcaloide altamente tóxico para os gatos uma vez que lhes provoca vômitos, diarreia, aumento do ritmo cardíaco, hiperatividade, tremores musculares e até convulsões, que podem eventualmente levar à morte do seu animal de estimação.

7 alimentos que não pode dar aos gatos - Chocolate

Cebola e alho

A cebola e o alho contêm altas quantidades de tiosulfato, uma substância que danifica os glóbulos vermelhos no sangue, o que traz consequências fatais para os gatos por provocar debilidade, anemia e problemas respiratórios graves.

Ovo cru

O ovo cru tem uma enzima que diminui a absorção de vitamina B, o que provoca doenças no pelo e na pele. Além disso, os ovos crus podem expor os gatos à salmonela e outros parasitas que podem levar a uma inflamação do pâncreas, chamada pancreatite.

7 alimentos que não pode dar aos gatos - Ovo cru

Uvas

As uvas são altamente toxicas para os gatos uma vez que lhes provocam falhas renais que podem levar à morte. Mantenha os cachos de uvas e as passas de uvas longe dos seus gatos e cães.

Leite

Os gatos adoram beber leite mas, a menos que tenha uma vaca no seu jardim, tente não lhes dar leite, uma vez que os leites comerciais estão carregados de químicos e aditivos que são muito prejudiciais para a sua saúde. Além disso, o trato digestivo de um gato vai se tornando intolerante à lactose à media que cresce, portanto, se um gado adulto beber leite pode sofrer de diarreia, cólicas e outros transtornos gastrointestinais.

7 alimentos que não pode dar aos gatos - Leite

Guloseimas

As guloseimas como o chiclete, as balas e tudo o que contenha xilitol, um edulcorante artificial que causa um liberação repentina de insulina no corpo do gato, que por sua vez conduz à hipoglicêmia (baixos níveis de açúcar no sangue). Também pode afetar o fígado. Entre outros sintomas figuram os vômitos, cansaço e descoordenação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 7 alimentos que não pode dar aos gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre 7 alimentos que não pode dar aos gatos

7 alimentos que não pode dar aos gatos
1 de 4
7 alimentos que não pode dar aos gatos

Voltar ao topo da página