7 formas de demonstrar o seu amor para o seu gato

7 formas de demonstrar o seu amor para o seu gato

Os gatos são animais muito mais independentes do que os cães e, às vezes, podem inclusive parecer que estão completamente na sua, mas não é bem assim. Apesar de não precisarem de tantas atenções nem sociabilidade como os cães, a verdade é que os felinos também precisam carícias e cuidados especiais que os façam entender que você gosta deles e que são parte da sua família. No umCOMO vamos mostrar 7 formas de demonstrar o seu amor para o seu gato para que ele se sinta querido e melhore a relação de vocês. Lembre-se que não se trata de um cachorro e, por isso, deverá respeitar o seu espaço, os seus momentos de solidão e o seu descanso, esta é a melhor forma de o respeitar tal como é e, melhorar assim a relação.

Brinque com ele

Apesar de não serem tão brincalhões como os cães, os gatos também precisam de uma dose de brincadeira e diversão por dia, sobretudo quando são filhotes. Você verá que em alguns momentos ele pode começar a correr de uma ponta da casa à outra ou pode miar pedindo-lhe atenção e, será nesses momentos que você deverá prestar atenção e brincar com ele.

Embora sejam muito independentes, eles também precisam passar bons momentos com você. Não o deixe brincar sempre sozinho com os seus brinquedos ou arranhador, dedique um tempo por dia para prestar atenção ao que ele está pedindo. Eles precisam de interagir, não negue isso!

Deixe-o relaxar

O fato deles gostarem de brincar um pouco não significa que queiram fazer o dia todo. Lembre-se que eles são animais muito calmos que gostam de se deitar ao sol, de se higienizarem, dormir e estar deitados sem fazer nada mais que relaxar. Por isso, não o aborreça com jogos nem com demasiados movimentos durante todo o dia. Além disso, se o quer incentivar a brincar nunca o deve fazer com gritos ou golpes bruscos.

O que deve fazer é colocar a mão à frente do focinho e observar a sua reação, se começar a brincar é porque tem vontade de um momento de diversão, mas se não fizer nada é porque quer descansar.

Controle a sua alimentação

Estes animais não comem 2 ou 3 vezes por dia, como os cães, o normal é que façam entre 10 a 12 refeições ao longo do dia, comem pequenas quantidades para saciar o seu apetite mas nunca se chegam a encher por completo. Assim se quer demonstrar o seu amor para o seu gato, é imprescindível que tenha em conta que precisa ter sempre água e comida à sua disposição. Por isso, se você vai sair de casa, confirme antes se você tem o seu comedouro cheio com algo para comer e de beber para poder satisfazer as suas necessidades.

Também é recomendável ter em conta os alimentos que gosta mais ou se há alguma guloseima para gatos que seja a sua perdição. Além disso, recomendamos que de vez em quando o premie com estes sabores deliciosos que ele gosta tanto. Tenha em conta tudo o que é prejudicial para o animal, pois há certos alimentos que são tóxicos para ele. No umCOMO nós ja mostramos quais são os alimentos tóxicos para os gatos.

Proporcione um ambiente seguro

Com certeza você já reparou mais de uma vez que os gatos estão muito alerta a qualquer barulho ou movimento que se realizem ao seu redor. Eles são animais muito ágeis mas, também muito nervosos, por isso se quer que ele viva em um ambiente calmo e esteja bem consigom você deve proporcioná-lo um ambiente seguro para viver. Para isso, deve colocar a sua cama em um sítio calmo no qual se sinta protegido (debaixo da mesa, por exemplo, é uma boa ideia), também pode colocar a sua caixa de areia numa zona afastada da passagem de pessoas onde possa estar relaxado a fazer as suas necessidades.

Outra dica que fará com que o seu gato se sinta bem consigo é que, cada vez que o quiser pegar, se abaixe à sua altura e aí pegue nele. Pense que se ele não o vir é muito provável que se assuste cada vez que quer pegar nele, além disso com o seu tamanho alto estará se impondo muito mais do que se estiver ao seu nível.

Atenção à limpeza

Outra forma de demonstrar ao seu gato o seu amor por ele é mantendo o ambiente limpo e arrumado. Pense que eles são animais muito higiênicos e que passam a maior parte do dia se limpando e higienizando, por isso tente respeitar esse instinto natural e mantenha em perfeitas condições espaços como a sua caixa de areia ou o arranhador.

Não precisa de mudar a areia da sua caixa todos os dias, fazê-lo uma vez por semana será suficiente, mas é necessário limpar diariamente as fezes que o animal depositou, isso ajudará a reciclar a areia e a garantir que está em perfeitas condições. O seu gato irá agradecer.

No umCOMO explicamos para você como limpar a caixa de areia de um gato.

Mime-o

Os gatos também precisam de muitos mimos e carícias mas nem sempre. Sentirá quando tem vontade de lhe prestar atenção porque irá procurá-lo, deitar-se à sua frente de barriga para cima, se esfregar contra si, etc. É importante que quanto vir estas atitudes no felino comece a acariciá-lo e a dar-lhe carinho.

Além disso, tenha em conta que quando um gato o lambe, este é um dos sinais de mais afeto que lhe pode dar pois está tratando você como se fosse um membro da sua família e que tem de cuidar de você também. Essa é uma das melhores demonstrações de amor que um animal pode te dar.

No umCOMO nós já mostramos também o significado das posturas do gato para que você possa entender o que o animal está tentando dizer.

Não o castigue, dê recompensas positivas

Os gatos podem ser adestrados pois podem aprender diferentes conceitos, como por exemplo não subir para o sofá, não arranhar os móveis, não urinar fora da caixa de areia, etc. É importante começar a adestrá-lo quando ainda é filhote, para assim crescer com os conhecimentos mas o método para o ensinar nunca deverá ser com gritos nem agressividade, muito pelo contrário.

Se o animal fizer alguma coisa de mal, diga-lhe um "Não" firme e não preste atenção durante um tempo. Quando vir que corrige a atitude é quando deverá se aproximar dele, premiá-lo com uma guloseima e dar-lhe carinho, desta forma entenderá o que quer dizer e não o assustará. No umCOMO damos mais dicas sobre adestrar um gato neste artigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 7 formas de demonstrar o seu amor para o seu gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.