Partilhar

7 sinais de que meu cachorro é feliz

7 sinais de que meu cachorro é feliz

Você adora o seu pet, por isso é lógico que se preocupe pelo seu bem-estar e por oferecer a ele só o melhor. E ainda que os cães sejam animais que vivem constantemente no presente e que não sentem as mesmas preocupações que nós, é verdade que eles também podem sofrer de ansiedade, de estresse e até de depressão, por isso é normal que muitas vezes como donos nos perguntemos se o nosso cachorro é feliz. Você vê seu cachorro animado, mexendo a cauda, brincando e se divertindo, mas apesar disso você se questiona se ele se sente bem, nesse caso chegou no lugar certo. Continue lendo, porque neste artigo de umComo revelamos a você os 7 sinais de que seu cachorro é feliz.

Também lhe pode interessar: 10 sinais de que meu cachorro me ama

Está sempre disposto a brincar ou passear com você

O desejo de atividade física é um dos sinais mais claros de que seu cão é feliz. Se seu pet está sempre disposto a brincar com você, a mexer a sua cauda, a se animar com qualquer perseguição ou afeto, então quer dizer que seu estado de ânimo não pode ser melhor.

Além disso, é importante que seu animal tenha vontade e desejo de sair para dar um passeio, de se divertir fora, que é onde ocorrem a maior parte das coisas interessantes para seu animal de estimação.

7 sinais de que meu cachorro é feliz - Está sempre disposto a brincar ou passear com você

Não perde o apetite por nada no mundo

Neste aspecto, os animais são muito similares a nós: ter apetite é sem dúvida um sinal de saúde e bem-estar, por isso se seu pet come as porções que você serve sem problemas e de forma animada, está muito claro: é feliz e sente-se bem.

São muitas as razões pelas quais seu cão deixa de comer, desde porque se sente entediado com a ração, passando pelo fato de que experimentou outra comida e gosta mais, até de problemas de saúde e estados de ânimo. Se este for o caso, o melhor é levá-lo a um veterinário.

7 sinais de que meu cachorro é feliz - Não perde o apetite por nada no mundo

Dorme o tempo adequado

Um cão saudável pode dormir até 16 horas por dia dependendo da raça, ainda que os filhotes possam atingir 20 horas descansando. O seu pet descansa a maior parte do tempo à noite, ao redor de 10 horas, mas também pode tirar alguns cochilos durante o dia, o certo é que quando você está por aí, seu cão também estará ativo e disposto a brincar, sair, passear ou o que for.

Se seu animal passa grande parte do dia dormindo, deitado e com uma aparência triste, então algo está acontecendo e é importante consultar um especialista. Em nosso artigo quanto deve dormir um cachorro esclarecemos a você o tempo estimado segundo o tamanho do seu pet.

7 sinais de que meu cachorro é feliz - Dorme o tempo adequado

Mostra a barriga para ganhar carinho

Quando um cão nos mostra a barriga para que a acariciemos isso diz-nos muitas coisas: que confia em nós, que gosta do nosso afeto e sobretudo, que está disposto a receber carinho e atenção. Este é um dos sinais de que seu cão é feliz porque evidencia vulnerabilidade e confiança absoluta em você.

7 sinais de que meu cachorro é feliz - Mostra a barriga para ganhar carinho

Gosta de estar perto dos seus donos

Um cão feliz adora a companhia de quem ele considera como sua família, gosta de estar perto de seus donos e compartilhando cada momento em casa. Trata-se de um pet que faz parte da nossa vida por completo, que se senta junto de nós ou que nos recebe quando chegamos a casa.

Se o seu cão sempre está pronto para um momento familiar, não há dúvida de que se sente em casa.

7 sinais de que meu cachorro é feliz - Gosta de estar perto dos seus donos

É curioso

A curiosidade é parte do caráter dos animais e, assim como acontece com os humanos, evidencia um claro interesse pelo mundo que os rodeia. Um cão feliz e animado sempre estará disposto a revisar essa caixa que apareceu na sala de jantar, a cheirar essa sacola de comida que chegou em casa e a inspecionar qualquer situação ou pessoa que lhe pareça nova e especial.

A apatia nos cães pode ser um sinal de depressão ou doença, o que nos serve como alerta para saber que o cão não está bem.

7 sinais de que meu cachorro é feliz - É curioso

Todo o seu corpo indica que se sente à vontade com você

Se procura mais sinais de que seu cão é feliz, observe-o simplesmente: um cão contente mexe a cauda quando brinca ou sai, deixa-se acariciar, aproxima-se de nós para receber a nossa atenção e amor, tem os olhos brilhantes, olhar atento, uma postura corporal sempre pronta para a atividade e desejo de explorar tudo e se divertir.

O seu corpo, seu olhar e a forma na qual se relaciona conosco indicam, sem dúvida, que o animal está cômodo e contente.

7 sinais de que meu cachorro é feliz - Todo o seu corpo indica que se sente à vontade com você

E...como sei se meu cão é infeliz?

Assim como há sinais que indicam que o seu pet é feliz, há outros que evidenciam que seu cão é infeliz, está doente, estressado, com medo ou não passa bem psicologicamente. Alguns dos sinais de que seu cão não é feliz são:

  • Apatia, o animal não quer brincar e passa grande parte do dia dormindo.
  • Pouco apetite.
  • Falta de curiosidade ou interesse.
  • Comportamento destrutivo, revela que o animal sofre de ansiedade.
  • Olhos tristes e apagados.
  • Postura corporal cabisbaixa, a cauda não está para cima ou em movimento, mas muitas vezes entre as patas.

Se você detectou qualquer um destes comportamentos, é hora de descobrir o que está acontecendo. Pode ser que não esteja dando ao seu pet a atenção que precisa, lhe oferecendo bons passeios ou momentos suficientes de brincadeira, talvez a sua alimentação seja inadequada ou o animal sofra de estresse ou depressão. Além disso, devem-se descartar problemas físicos e doenças, por isso o melhor é ir a um veterinário.

7 sinais de que meu cachorro é feliz - E...como sei se meu cão é infeliz?

Se pretende ler mais artigos parecidos a 7 sinais de que meu cachorro é feliz, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre 7 sinais de que meu cachorro é feliz

7 sinais de que meu cachorro é feliz
1 de 9
7 sinais de que meu cachorro é feliz

Voltar ao topo da página