As melhores raças de cachorro para viver em apartamentos

As melhores raças de cachorro para viver em apartamentos

Escolher com qual raça de cachorro compartilharemos nossa vida é uma decisão bastante séria, já que devemos escolher um animal que possa se adaptar facilmente ao nosso lar e aos nossos hábitos se queremos lhe dar a vida feliz e saudável que merece. Se está pensando em adquirir um mas não tem certeza quais são as melhores raças de cachorro para viver em apartamentos, em umComo.com.br orientamos você com os tipos de cachorros ideais para espaços reduzidos.

Um cão que se ajuste ao seu estilo de vida

É verdade que um apartamento pode ficar pequeno para certos cães de tamanho grande, mas a verdade é que o mais importante é escolher um pet em função de seu estilo de vida e não ao lugar no qual vive.

O que isto quer dizer? Pois se você é uma pessoa ativa que faz exercício fora, que tem tempo para sair com o cão todos os dias para passear, correr e fazer exercício, pouco importa que o animal viva em um apartamento, já que você lhe dará toda a atividade física que requer. Se pelo contrário é alguém sedentário, então convém escolher um cão pouco ativo que não precise de muito exercício, ou corre o risco que o mesmo cresça pouco saudável, ansioso e triste.

Tamanho do cão x tamanho do apartamento

Este é um aspecto importante que não devemos deixar passar. É verdade que a maior parte das raças podem se adaptar sem problema à vida em um apartamento, mas se você tem um apartamento muito pequeno e um cão muito grande é possível que nem o animal nem você estejam cômodos. Deve pensar que ambos precisam de espaço e que um animal de tamanho grande em um lugar reduzido pode se converter em uma complicação.

Por isso as raças gigantes como o grande dinamarquês, o são bernardo, o fila brasileiro ou o mastim napolitano não são animais ideais para espaços muito pequenos.

Raças grandes que podem viver em apartamentos

Deve ficar muito claro que além do tamanho de seu apartamento é importante o que mencionamos no primeiro ponto: que possa dar ao seu cão o exercício e a vida que merece. Tendo em conta que dará ao seu pet a atividade física que requer, existem algumas raças de cães grandes que podem se adaptar à vida em um apartamento, sempre que recebam a atividade física que precisam, algumas das mais destacadas são:

  • O labrador
  • O golden retriever
  • O boxer
  • O galgo

Raças pequenas e médias que podem viver em apartamentos

Não é segredo para ninguém que uma raça pequena ou de tamanho médio é bem mais fácil de manter em um apartamento que uma grande, por isso costumam ser mais frequentes entre quem vive em apartamentos.

Algumas das melhores raças de cachorro para viver em um apartamento são:

  • O pug: de caráter tranquilo, este animal requer pouco exercício, por isso é perfeito para os mais sedentários.
  • Buldogue francês ou inglês: duas raças tranquilas que são felizes com um curto passeio ao dia.
  • Caniche ou poodle: ainda que bem mais ativos que os anteriores, requerendo exercício diário, é um cão perfeito para apartamentos devido ao seu tamanho e a que solta muito pouco pelo.
  • Schnauzer: outra raça muito apropriada para espaços pequenos que se adapta muito bem; no entanto, requer atividade e um dono com caráter para controlar a sua tendência dominante.
  • Yorkshire: pequeno e carinhoso, encontramos com muita frequência em apartamentos devido ao seu oportuno tamanho.
  • Cocker Spaniel: um cão de tamanho médio muito carinhoso que não apresenta problemas vivendo em um apartamento.
  • Dachshunds ou cão salsicha: pequeno, com tendência a soltar muito pouco pelo, carinhoso e um excelente guardião, é uma ótima alternativa de animal de estimação.
  • Bichon: assim como o poodle, precisa também de atividade. No entanto, devido ao seu pelo e seu tamanho são cães ideais para viver em espaços pequenos.
  • Shih Tzu: um animal que solta pouco pelo e com um requerimento de atividade física bastante baixo, por isso é perfeito para espaços reduzidos.
  • Pequinês: outro animal que se sente feliz e satisfeito com passeios curtos que lhe permitam se distrair um pouco.

Outras raças para viver em apartamentos

Além das raças mencionadas anteriormente, existem outras que podem se adaptar perfeitamente à vida em um apartamento devido ao seu caráter tranquilo, sua necessidade moderada de atividade física ou seu tamanho. Algumas delas são:

  • O chihuahua.
  • O basset hound.
  • O papillon.

Se pretende ler mais artigos parecidos a As melhores raças de cachorro para viver em apartamentos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.