Cachorra no cio pode tomar banho? - Informações essenciais!

Cachorra no cio pode tomar banho? - Informações essenciais!

Se você é dono(a) de uma cadela há pouco tempo e não teve a oportunidade de castrá-la, você com certeza enfrentará a fase do cio. O cio, a gestação e o parto são fases da vida de uma cadela que demandarão mais cuidados para que ela passem por tudo isso da forma menos estressante possível. No entanto, é preciso lembrar que essa é uma época delicada para você e sua cadela, e é indispensável saber como gerenciar melhor esse período. No artigo de hoje em umCOMO, esclareceremos dúvidas à respeito do cio e responderemos à pergunta: Cachorra no cio pode tomar banho?

O que é o cio? - Mais informações

O cio de uma cadela é o correspondente à menstruação em cães. Ele define o início do ciclo sexual de uma cadela, ou seja, quando o corpo dela está mais pronto para acasalar e gerar filhotes.

Diferente dos humanos, o cio aparece uma vez a cada semestre - com cerca de 6 meses de idade, geralmente é quando a cadela entra no cio pela primeira vez. Em algumas cadelas o primeiro cio pode vir mais próximo do primeiro ano de vida. O que mais influencia essa diferença de tempo é o porte do animal: geralmente, cadelas menores entram no cio mais cedo, pois também amadurecem mais cedo. Cadelas de porte maior demoram um pouco mais para que o seu sistema reprodutivo consiga amadurecer plenamente para receber os filhotes. Atenção: se a sua cachorra já atingiu o primeiro ano de vida, não é castrada e ainda não entrou no cio, talvez seja a hora de consultar um médico veterinário para checar algum possível problema de saúde.

O ciclo reprodutivo de uma cadela possui duas fases: proestro (fase inicial) e estro (fase intermediária - quando a cadela está verdadeiramente fértil e receptiva ao acasalamento). Geralmente, a fase estro tem início a partir do sétimo ou oitavo dia após o início do sangramento e perdura até o décimo-quinto ou décimo-sétimo dia após o início do sangramento. A fase estro marca o período fértil de uma cadela. A menstruação de uma cadela dura cerca de três semanas (21 dias).

A sua cadela só poderá engravidar quando estiver no cio - precisamente na fase estro. Na fase proestro, a vulva fica mais inchada e exala um cheiro que atrai a atenção dos cachorros, durando cerca de 9 dias. A fase estro, logo em seguida, dura de 6 a 7 dias, ou seja, esse é o tempo em que a cadela pode cruzar. No entanto, algumas cadelas podem acabar engravidando no início do cio, mesmo que esse não seja o seu período fértil. Assim como a menstruação feminina possui alguns casos fora do "padrão", assim também é para as cadelas.

As cadelas também sofrem de alterações de humor durante essa época. Na primeira fase do cio, pode-se observar a cachorra no cio triste, mais irritada e agressiva.

Para mais informações, acesse nosso outro artigo "Como saber se minha cadela está no cio".

Cachorra no cio pode tomar banho?

Na realidade, não há nada que impeça a sua cadela de tomar banho durante o cio. Porém, essa pode não ser a melhor opção.

Principalmente em casos de sangramento intenso durante o cio, fica um pouco mais difícil que a cachorra permaneça limpa após o banho. O ideal é esperar que o sangramento diminua um pouco mais para que ela possa ficar limpa por mais tempo.

Se você for optar por dar banho em sua cadela nesse período e, principalmente, se você não quer que ela acasale, o mais indicado é que ela tome banho em casa. Dessa forma, ela fica longe de outros cachorros no petshop e reduz os riscos de acasalar sem querer. Lembre-se de que a simples presença da sua cadela que, nesse período, está exalando um cheiro que chama a atenção dos cachorros, pode causar um comportamento atípico nos machos. Alguns petshops não permitem a entrada de fêmeas no cio justamente por essas complicações. Essa é uma dica que também vale para passeios na rua e para quaisquer outros ambientes que a sua cadela possa encontrar com outros animais.

Para conferir mais dicas sobre banhos em cachorras, seu período de cio e de gestação, recomendamos a você nosso outro artigo "Cadela prenha pode tomar banho? Guia completo".

Se pretende ler mais artigos parecidos a Cachorra no cio pode tomar banho? - Informações essenciais!, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.