Alimentos para animais de estimação

Cachorros podem comer pão?

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 7 novembro 2019
Cachorros podem comer pão?

Existem muitos mitos em relação à alimentação dos cachorros e o pão é um deles. Trata-se de um alimento que faz parte da nossa pirâmide alimentar, pois nós, seres humanos, precisamos da energia dos carboidratos (como é o caso do pão) para permitir que o nosso corpo funcione perfeitamente, tanto por dentro como por fora. Mas também é verdade que estes produtos são cada vez mais abundantes na nossa alimentação e ingerimos em quantidades maiores das que realmente precisamos, por isso hoje existe mais obesidade e pessoas com excesso de peso do que há anos atrás. Neste artigo do umComo vamos explicar se cachorros podem comer pão para saber se esse hábito de dar os restos da sua comida para o animal é bom ou ruim.

Também lhe pode interessar: O que fazer se cachorro comer chocolate

Índice

  1. O pão é uma boa opção para cachorros?
  2. Como dar pão a um cachorro de forma saudável
  3. Alimentos que NÃO devemos dar a um cachorro

O pão é uma boa opção para cachorros?

Alguns alimentos não são bons para a alimentação dos cachorros porque são tóxicos e podem causar reações adversas como vômitos, mal-estar, fadiga, debilidade, etc. Mas os cachorros podem comer pão? Existe uma controvérsia em relação a este assunto mas, no geral, devemos referir que não tem que ser ruim desde que não exagere na quantidade.

Muitas pessoas dão aos cachorros o pão duro para poderem morder e, assim, limpar e fortalecer os seus dentes. Essa é uma boa prática, no entanto, não deve exagerar na quantidade de pão que dá ao animal porque a longo prazo poderia ser fatal para ele. Pense que o excesso de pão pode grudar nas paredes do estômago e acabar fermentando no seu interior, algo que a longo prazo pode causar fortes dores e, em casos mais graves, até a morte.

Para que seu cão esteja em perfeitas condições de saúde é aconselhável que se alimente, principalmente, da sua comida. É a forma mais adequada de poder cuidar do animal e evitar intoxicações, más digestões ou qualquer efeito adverso.

Você pode detectar uma intolerância alimentar se observar que começa a ter sintomas como os seguintes:

  • Diarreia
  • Vômitos
  • Cansaço
  • Apatia
  • Mucosas anais com uma cor amarelada

Se detectar que o animal apresenta este quadro, o melhor é levá-lo a um veterinário para que realize uma lavagem estomacal caso seja necessário. O veterinário indicará a medicação que lhe deve dar, bem como recomendará uma dieta macia para o cachorro recuperar.

Respondendo à questão de se cachorros podem comer pão a resposta é SIM, mas com cuidado. Pode dar um pedaço de pão duro duas ou três vezes por semana para limpar e fortalecer os seus dentes mas nunca exagerar na quantidade nem dar com frequência, pois como dissemos pode fermentar e ser prejudicial para o animal.

Como dar pão a um cachorro de forma saudável

Agora que já sabe que o pão não é um dos alimentos mais prejudiciais para os cães, saiba qual é a melhor forma de comer sem danificar o seu estômago nem os seus órgãos internos. A primeira coisa que se deve lembrar é que, como referimos antes, o pão deve ser uma espécie de prêmio na dieta do animal, por isso poderá dar pedaços de forma esporádica mas NUNCA diariamente.

A massa do pão oferecida ao cachorro deve estar bem assada, nunca crua nem frita. Se der a massa crua, o pão fermentará no estômago do animal de forma muito rápida e poderá causar problemas graves. Também não se recomenda que seja massa frita com óleo, porque traz uma grande quantidade de gorduras saturadas e calorias para o animal que ele não precisa e que pode causar efeitos secundários como sobrepeso, dificuldades respiratórias, falhas cardíacas, etc.

Entre todos os tipos de pães existentes, o mais recomendado é o pão artesanal pois não contém produtos químicos nem aditivos que alterem o valor nutricional do alimento. Dando um pão caseiro conseguirá que o cachorro aproveite os benefícios da sua ingestão como, por exemplo, uma maior salivação e, portanto, uma limpeza dos dentes, gengivas mais fortes, dentadura reforçada, etc.

Cachorros podem comer pão? - Como dar pão a um cachorro de forma saudável

Alimentos que NÃO devemos dar a um cachorro

O pão é um alimento que pode fazer parte da dieta de um cachorro, mas tendo sempre em consideração o que acabamos de indicar a você. No entanto, existem outros alimentos que NUNCA deve dar a um cachorro porque são tóxicos e poderiam prejudicar gravemente a sua saúde. De seguida vamos revelar alguns destes ingredientes para evitar dar ao animal:

Cebola e alho

São tóxicos para os cães porque contêm tiossulfato, uma substância que em contato com o corpo do animal pode causar diarreia, vômitos e também problemas respiratórios ou aparecimento de sangue na urina.

Chocolates e doces

Não devemos dar a um cachorro nem biscoitos, nem chocolate, porque contam com teobromina, uma substância que ao se acumular no corpo é tóxica para os cães. Além disso, com um simples pedaço o cão poderá sentir fortes dores de estômago, náuseas, etc.

Lácteos

Após o período de lactância, os cães não devem continuar tomando lácteos porque costumam desenvolver intolerância à lactose, portanto, nada de leite mas também nada de queijo, iogurte, manteiga, etc.

Tomate e batatas

O tomate é uma hortaliça que é muito complicada de processar pelo estômago do animal, por isso sentirá efeitos parecidos a uma indigestão. Além disso, contém ácidos nocivos para o estômago. Por outro lado, a fécula da batata também é complicada de digerir pelo corpo do cachorro.

Neste outro artigo do umComo revelamos a você quais são os alimentos tóxicos para os cães.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Cachorros podem comer pão?, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Cachorros podem comer pão?