Partilhar

Cão pode comer ração de gato?

Por Melissa Ramalho. Atualizado: 12 dezembro 2019
Cão pode comer ração de gato?
Imagem: vaievemdavida.com.br

Uma pergunta que quem tem cão e gato costumam fazer é, cão pode comer a ração de gato? Em muitas casa convivem estes dois amigos do ser humano, que foram inimigos entre si durante décadas. Cão e gato podem se dar muito bem, na verdade tão bem que o nosso cachorrinho vai querer comer a comida do amigo. Mas será que o nosso fiel amigo pode comer comida de gato? Vamos responder a essa pergunta neste artigo de umComo.

Afinal cão pode ou não comer ração de gato?

A resposta é NÃO, cão não pode comer ração de gato. Mas então porque os cães se sentem tao atraídos por comida de gatos? Pois bem, a comida de gato tem mais proteína do que a ração dos cães e isso estimula o olfato dos cachorros. A comida de gatos tem também vitaminas do complexo B e aminoácidos como a taurina que os alimentos para cachorros não têm. A ração para felinos está de acordo com as necessidades nutricionais especificas dos felinos por isso não são apropriadas para cachorros. Se o seu amiguinho for uma vez comer a comida do felino não há grande mal, mas caso se torne uma constante pode trazer consequências graves para a saúde do cachorro.

Cabe a si tutor colocar a comida de gato fora do alcance do seu amiguinho canino, com a vantagem que o gato salta, basta deixar o pratinho de comida em cima de algum móvel que saiba que o seu cachorro não alcance.

Cão pode comer ração de gato? - Afinal cão pode ou não comer ração de gato?
Imagem: webcachorros.com.br

Consequências

As consequências de um cachorro comer constantemente a ração de felinos são graves, o mais provável é que o nosso amigo de quatro patas se torne obeso, pois a comida dos gatos não sacia tanto por isso eles têm que comer mais quantidade. A obesidade pode dar origem a outras doenças, porém esta troca de ração pode ainda causar problemas digestivos por causa da gordura elevada que contém a comida para felinos e doenças renais, devido ao excesso de proteína que o organismo dos cães não vai conseguir eliminar.

Cão pode comer ração de gato? - Consequências
Imagem: petcamp.com.br

Tratamento

Caso o seu cachorro costume comer comida de gato e comece a apresentar sintomas como, diarreia, vômitos, falta de apetite e magreza repentina deve consultar de imediato o seu vet.

Se o seu animal começar a ficar obeso terá de comprar uma ração específica até o cachorro voltar ao seu peso ideal, se o animal apresentar sintomas de problemas digestivos ou renais os tratamentos são longos e por vezes não têm cura.

Você sabe que todas as idas aos veterinários são dispendiosas, os tratamentos então nem se fala, escusado será falar do nosso coração que fica apertadinho quando eles ficam doentes. O melhor mesmo é evitar que o cachorro coma ração de gato.

Cão pode comer ração de gato? - Tratamento
Imagem: sophiemilneceramics.com

E gato pode comer a comida de cão?

Não, gato também não pode comer comida de cão. São animais de espécies diferentes têm carências diferentes no organismo. Normalmente os gatos nem gostam da comida dos cães pois a comida para felinos tem sabores e cheiros mais intensos mas caso você tenha um gato guloso fique de olho.

Vamos deixar assim, cada um come a sua comidinha e todos ficam contentes. Para o seu felino guloso não comer a comida do cão, você deverá alimentar o cachorro apenas quando estiver em casa, assim certifica-se que o seu cachorro come tudo e não deixas parte da ração para o amigo gato. Se o cachorro não comer tudo, retire o pratinho da ração e volte a dar mais tarde. É mais seguro assim, para os pets e para si que não precisa de ficar preocupado.

Cão pode comer ração de gato? - E gato pode comer a comida de cão?
Imagem: petshopportal.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Cão pode comer ração de gato?, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Cão pode comer ração de gato?

4 comentários
Beatrhyz
tenho gatos e cachorro, não tem raça definida, eles gostam muito mais de comida de humanos que de ração, o veterinário até aconselhou a um tempo reduzir a ingestão de ração dos machos e investir em alimentação caseira. desde q o fiz, tem maior incidência de brincadeiras pela casa ^^ e meus felinos parecem estar mais saudáveis.
Melissa Ramalho
A alimentação caseira desde que seja feita de proposito para os pets não faz mal. No máximo podem engordar um pouquinho mais, a alimentação não deve conter sal nem muitas gorduras. O importante é eles serem felizes, continue a seguir-nos.
Carlos
Essa informação é de grande valor, muitas pessoas têm dúvidas sobre isso! Obrigada ;)
Sônia
Qual será a explicação para o aumento da incidência de câncer nos cães de uns tempos pra cá? Resposta ração! Pode pesquisar! E tirem suas conclusões.
Sônia
O ideal mesmo e voltar na época de nossos avós onde os animais comiam comida de gente com pouco tempero, frutas e legumes. Eles amam! A ração está com muita concentração de conservantes e outros produtos químicos, quem dera que fosse tão somente proteína!

Cão pode comer ração de gato?
Imagem: vaievemdavida.com.br
Imagem: webcachorros.com.br
Imagem: petcamp.com.br
Imagem: sophiemilneceramics.com
Imagem: petshopportal.com
1 de 5
Cão pode comer ração de gato?

Voltar ao topo da página