Dar banho a cachorros

Com que frequência devo dar banho no cachorro

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Com que frequência devo dar banho no cachorro

Todo o cachorro necessita de banhos regulares para evitar aquele cheiro característico do pelo. A frequência dos banhos depende do tipo de pelagem e da convivência do animal: um cachorro que vive em interior e sobe no sofá e na cama não deve tomar banho com a mesma regularidade que um cão que passa o tempo na rua. Deste modo, é importante consultar a informação relativa ao seu companheiro para saber qual a frequência ideal do ritual de higiene canino. Para saber com que frequência devo dar banho no cachorro, continue lendo este artigo do umComo.

Também lhe pode interessar: Como tratar a caspa em cães

Passos a seguir:

1

Para saber com que frequência devo dar banho no cachorro, é importante considerar vários fatores como o tipo de pelo, a raça e o estilo de vida do animal.

2

Cães que vivem dentro de casa e em contacto com o tutor devem tomar banho uma vez por semana. Como sobem em sofás ou camas e passeiam regularmente, o banho semanal é adequado para prevenir fungos e detetar potenciais parasitas e doenças de pele.

Com que frequência devo dar banho no cachorro - Passo 2
3

Os cães com pelagem longa que tende a ficar com aspeto oleoso como o Yorkshire Maltês, devem tomar banho uma vez por semana.

Dica: Use um condicionador próprio para cães para melhorar o aspeto do pelo.

Com que frequência devo dar banho no cachorro - Passo 3
4

Cães de pelagem longa que vivem em interior como Lulu da Pomerânia e o Shih Tzu requerem um banho quinzenal.

Dica: Neste tipo de raça, a hidratação da pelagem é recomendada.

Com que frequência devo dar banho no cachorro - Passo 4
5

Cães com pelagem curta ou pelo denso (com pouco subpelo) como o Pug, o Poodle ou o Rottweiler necessitam de um banho quinzenal também.

Com que frequência devo dar banho no cachorro - Passo 5
6

As raças de pelagem densa com pelo e subpelo, como o Husky e o Pastor Alemão, requerem um banho a cada 3 ou 4 semanas, dependendo do grau de sujeira.

Com que frequência devo dar banho no cachorro - Passo 6
7

Em alguns casos especiais, cães que estão sendo tratados para problemas de pele podem necessitar de mais do que um banho por semana. Se o seu companheiro tem algum problema tópico, pergunte para o veterinário qual a frequência ideal para higienizar o animal.

8

Recomendações

  • Os banhos em excesso podem provocar problemas de pele, por isso siga as recomendações de acordo com a pelagem e estilo de vida do seu melhor amigo.
  • Use produtos adequados para o cachorro ao invés de usar shampoo ou sabonete humano no seu pet. As químicas essenciais da pele humana e dos cães são muito diferentes e necessitam de cuidados diferentes.
  • A secagem é tão importante como o banho, pois o pelo úmido pode contribuir para a proliferação de fungos. Remova o excesso de água da pelagem e use o secador para que fique completamente seca.
  • Alguns cachorros detestam água e podem complicar a hora do banho. Procure associar o banho a um momento positivo para fazê-lo gostar mais da experiência e relaxar. Para saber como dar banho no meu cachorro em casa, entre no artigo.
  • Se ainda não chegou o momento de dar banho ao seu cão mas ele andou rebolando na lama ou se sujou mais do que o normal, aposte no banho seco. Para saber como dar banho ao meu cachorro sem água, dê uma olhada nesse texto.
Com que frequência devo dar banho no cachorro - Passo 8

Se pretende ler mais artigos parecidos a Com que frequência devo dar banho no cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Lilian
Tenho um pincher e dou banho a cada 15 dias, ela dorme comigo e tbm escovo os dentes dela
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Lilian!

Que bom saber que está cuidando tão bem da higiene e saúde do seu cachorro :)

Obrigada pelo seu comentário!
1 de 7
Com que frequência devo dar banho no cachorro