Com que frequência os gatos entram no cio

Com que frequência os gatos entram no cio

O cio nos gatos é difícil de controlar já que depende de muitos fatores: a raça, a idade, as condições ambientais do animal, etc. Mas é verdade que existem alguns padrões seguidos e que podem ajudar a prever quando um gato entrará no cio. Neste artigo de umComo contaremos a você com que frequência os gatos entram no cio para que possa dar assistência e ajudar o seu animal neste momento de necessidade de reprodução.

Passos a seguir:
1

A primeira coisa a saber é que não podemos tratar da mesma forma o cio nas gatas do que nos gatos, pois as gatas se predispõem a serem fecundadas pelo macho em certas épocas do ano, mas eles estão mais acessíveis o ano todo. Por essa razão, a seguir trataremos o cio de cada um de maneira separada para que entenda as necessidades de cada gênero. Neste artigo contamos a você como é o cio nos gatos para que conheça bem as etapas deste período na vida do seu animal.

2

Começamos falando do cio nas gatas. Aparece pela primeira vez quando elas chegam à puberdade, ou seja, por volta dos 6 ou 9 meses; saiba que as raças de gato com pelo curto são as que entram no cio pela primeira vez mais cedo e, por outro lado, as raças de pelo longo são as mais tardias (os gatos persas podem chegar a ter o cio a partir dos 15 meses).

3

Ao contrário do cio nas cadelas, as gatas podem apresentar diferentes momentos de cio em uma mesma estação reprodutiva. Ou seja, sabe-se que as épocas mais propensas para que os animais entrem no cio é durante os meses de mais calor e dias mais longos, durante a primavera e o verão. Durante este período uma gata pode entrar no cio mais de uma vez, com uma duração de 7 dias de cada vez e repetição a cada 15 dias; as cadelas, por outro lado, só entrarão uma vez.

4

No entanto, é difícil saber com que frequência um gato entra no cio porque depende de diferentes fatores, como por exemplo:

  • O peso, a raça e a genética da gata influenciam na frequência do cio.
  • A luz e o clima também são fatores que têm muito a ver com a etapa reprodutiva já que as gatas costumam entrar no cio em épocas quentes de dias mais longos.
  • Se estão em contato com outras gatas que já entraram no cio, elas produzem feromônios que podem induzir o cio em outras gatas.

Por esta razão, calcular quando sua gata entrará no cio depende de todos estes fatores. Mas, de forma geral, você deve pensar que durante a primavera e o verão é quando seu felino terá um cio mais frequente.

5

O caso do cio nos gatos machos é diferente do das fêmeas. A partir dos 8 ou 12 meses de idade, um gato já está capacitado para se reproduzir mas não mostra sintomas tão evidentes como as gatas. Os gatos não têm cio estacional: estão sempre dispostos a fecundar uma gata no cio durante o ano todo; se estiver em contato com uma fêmea disposta, notará como seu comportamento muda e começa a chamar a gata, se jogando no chão, tremendo, etc.

6

Mas é verdade que o gato macho apresenta uma libido menos forte em épocas de menor luz solar, ou seja, durante o inverno e o outono. O fator ambiental também afeta os gatos machos fazendo com que fiquem menos receptivos aos feromônios das gatas nestes meses do ano.

7

Existem alguns sintomas do cio nos gatos que você pode detectar facilmente. Por exemplo, um gato macho marcará seu território com um xixi cujo cheiro é mais forte, para atrair a gata no cio e conseguir fecundá-la. Os machos também apresentam uma atitude mais agressiva nestas épocas e ficam mais territoriais.

Tanto os gatos como as gatas, na época de reprodução terão mais vontade de sair para procurar um parceiro/a. O cio nas gatas é fácil de adivinhar já que ficarão muito carinhosas, ficarão miando o dia todo com miados muito fortes e não comerão praticamente nada de comida. Neste artigo de umComo contamos a você como saber se meu gato está no cio.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Com que frequência os gatos entram no cio, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.