Partilhar

Como acalmar cachorro hiperativo

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 9 março 2017
Como acalmar cachorro hiperativo

Se o seu cachorro tem inquietude crônica, sempre querendo brincar e correr, ele pode estar apresentando um comportamento hiperativo. Contudo, esse tipo de atitude pode ser provocada simplesmente pela falta de exercício, uma vez que um cachorro cansado é um cachorro feliz. A energia acumulada por falta de estímulo é, muitas vezes, confundida com hiperatividade uma vez que os níveis de energia do pet não correspondem às expectativas dos tutores. Se, mesmo com exercício e brincadeira regular, o seu cachorro apresentam uma atividade fora do normal, é essencial saber o que fazer. Continue lendo esse artido do umCOMO e descubra como acalmar cachorro hiperativo!

Identificando e compreendo a hiperatividade no cachorro

Algumas raças de cachorro são as chamadas raças de trabalho, o que significa que originalmente esses cães dedicavam a sua atenção mental e física a atividades como caçar e guiar rebanhos. Por esse motivo, essas mesmas raças desenvolveram uma necessidade maior de exercício quando comparadas com outros cachorros. A falta de exercício, interação e treino provoca, nestes animais, uma acumulação de energia. Neste caso, o cachorro só necessita de aumentar o nível de atividade, não sendo hiperativo patologicamente.

A hiperatividade diagnosticada é uma condição rara nos cachorros. Este tipo de cães apresenta um excesso de atividade e inquietude independente do nível de exercício e estímulo. Além desses sintomas, este animal apresenta dificuldades na aprendizagem e falta de concentração, tornando-se muito difícil de treinar.

O cachorro hiperativo apresenta também sintomas como a vasodilatação e o aumento do ritmo cardíaco. A hiperatividade no cachorro pode, também, ser provocada por hipertiroidismo, por isso não deixe de consultar o seu veterinário caso o cachorro apresente algum desses sintomas.

Como acalmar cachorro hiperativo - Identificando e compreendo a hiperatividade no cachorro

Como acalmar cachorro hiperativo?

A hiperatividade pode ser tratada de várias formas.O tratamento mais comum consiste na avaliação de estímulo, exercício e interação do animal, que pode ser regulada de acordo com as suas necessidades. Caso o seu cachorro não seja diagnosticado como hiperativo, o aumento de atividade também pode ser útil para controlar um pet muito agitado. Confira essas dicas:

Exercício

A solução óbvia para acalmar cachorro hiperativo é gastar a sua energia excessiva. Passear, correr, nadar, interagir com outros cães e brincar de bolinha são algumas das atividades mais indicadas para este efeito, pois garantem que o cachorro libere a sua energia e relaxe. Aumente o nível de exercício diário e observe o comportamento do cachorro para ajustar a duração das atividades às necessidades dele. O ideal é que o cachorro fique cansado, mas nunca em exagero.

Reforço positivo

O treino do cachorro é uma mais valia na hora de relaxar, uma vez que ensina ao pet como se controlar. Um treino básico de obediência e uma rotina podem ajudar o seu cachorro a ser mais confiante e relaxado, além de ajudar a estabelecer uma ligação afetiva com o dono. Isso vai facilitar os comandos que acabam com os episódios de hiperatividade como "deitar" e "sentar". Quando o cachorro pedir atenção em momentos de grande agitação, evite recompensá-lo com mimos ou alimentos. O ideal é que ele apenas seja recompensado nos momentos de relaxamento como, por exemplo, quando ele deita junto do tutor no passeio. Nesses momentos de relax, ofereça uma guloseima e faça um carinho no seu amigo.

Brinquedos

Alguns brinquedos para cachorros são especificamente desenhados para distrair o animal durante longos períodos e estimular a sua capacidade mental. Existem várias alternativas e marcas diferentes, sendo a mais popular o Kong, um brinquedo que dispensa guloseimas.

Aromaterapia

A aromaterapia pode ser uma ajuda valiosa na hora de acalmar cachorro hiperativo, uma vez que o olfato é o sentido primário dos cachorros. Aromas relaxantes como a lavanda podem ajudar a acalmar o sue pet, como acontece com as pessoas. Consulte um profissional holístico e peça soluções adequadas ao seu veterinário.

Medicamentos

Caso os tratamentos acima indicados não sejam suficientes para acalmar cachorro hiperativo, consulte o veterinário para que ele possa recomendar um tratamento com medicamentos de efeito calmante. A substância mais popular neste caso é o Metifeldinato, que é inicialmente aplicado em doses baixas e aumentado caso exista necessidade.

Ajuda profissional

Se você não tem tempo ou disponibilidade para tratar o problema do seu cachorro, uma boa opção é buscar ajuda profissional. Existem petsitters e centros de dia para cachorros que podem dar a atenção e estímulo necessários para o seu cachorro melhore o seu comportamento, além de ficar feliz por interagir com outros animais durante o dia.

Como acalmar cachorro hiperativo - Como acalmar cachorro hiperativo?

O que não fazer

Por mais chato que seja encontrar sua casa destruída pelo cachorro, ou ter o seu sapato favorito roído, não maltrate o seu pet. Lembre-se de a necessidade de exercício é algo instintivo que o animal não consegue controlar. Mantenha uma energia calma e positiva para que o seu cachorro o faça também, evitando posturas nervosas e estressadas que possam afetar o humor do cachorro.

Também é essencial não encorajar o cachorro quando tem comportamentos agitados, como dar carinhos ou guloseimas para tentar acalmá-lo. Nessa situação, o cachorro vai interpretar o seu carinho como um reforço positivo, repetindo o comportamento para obter interação com o tutor.

Com muita paciência e com esses tratamentos, o seu cachorro deve mudar o seu comportamento em apenas algumas semanas. Não se esqueça que é indispensável consultar um veterinário para saber se o cachorro é patologicamente hiperativo ou apenas agitado por falta de estímulo.

Como acalmar cachorro hiperativo -  O que não fazer

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acalmar cachorro hiperativo, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como acalmar cachorro hiperativo

Como acalmar cachorro hiperativo
1 de 4
Como acalmar cachorro hiperativo

Voltar ao topo da página