Como acalmar um gato

Como acalmar um gato

Gatos são animais independentes e conhecidos pelo humor peculiar. Apesar de adorarem um mimo, muitas vezes só deixam o carinho acontecer quando querem. Além disso, há muitos gatos que sofrem com a presença de muitas pessoas e não se acostumam com ambientes mais agitados.

Por isso, acabam ficando ariscos e assustados, podendo até machucar alguém. Para saber como acalmar um gato, nós do umCOMO reunimos algumas dicas especiais. Continue lendo este artigo para saber mais.

Como acalmar um gato arisco

Primeiro, verifique se o ambiente não está muito barulhento ou sofreu mudanças bruscas recentemente. Gatos são sensíveis e reagem a qualquer alteração. Se houver muito barulho, mais pessoas do que o normal ou desconhecidos, é normal que ele fique arisco e se esquive até do dono.

Não tente pegá-lo a força. Ele está irritado e fugindo para tentar achar o equilíbrio novamente. Respeite o espaço do seu animal de estimação antes de tudo. Se ele está acuado em um canto, deixe a água e caixinha de areia próximas dele. Depois, tente conquistá-lo com brinquedinhos ou petiscos. Sempre com muita calma e movimentos lentos. Assim, você terá a confiança dele lentamente. Mas lembre-se: deixe-o ter o seu tempo. Se você não quer ter o gato por perto, veja nosso artigo de como afugentar um gato.

Como acalmar um gato assustado

Um gato assustado torna-se um dos animais mais difíceis de se aproximar. Seja por conta de muitos desconhecidos por perto ou de um barulho muito forte, o bichano vai tentar ao máximo se esquivar das suas investidas. Como ele está assustado, você deve tomar cuidado com movimentos muito bruscos. Fique na altura dele, agachado, e não grite de jeito nenhum.

Para tentar trazê-lo para você, pegue um petisco e ofereça. Assim, você ganhará mais confiança. Se ele se aproximar, não o pegue no colo de primeira. Faça carinhos lentamente e, depois, carregue o bichano.

Dica: veja como alimentar um gato filhote.

Como acalmar um gato filhote

Gatos filhotes são assustados por natureza. Afinal, eles acabaram de chegar neste mundo e ainda estão se acostumando com todos os barulhos e movimentos. Por isso, é normal que o pequeno fique acuado nos primeiros dias. O segredo é estabelecer um vínculo de confiança com ele.

Deixe sempre seu cheiro na tigela de comida e todos os lugares que ele fica. Assim, ele ficará habituado com a sua presença. Coloque o alimento perto dele, se ele não sai do lugar, e fique olhando de longe ele comer. Tente se aproximar de maneira bem devagar e silenciosa, para não assustá-lo. Lembre-se, o processo pode demorar alguns dias, já que o pequeno ainda não está acostumado com você. Quando ele chegar mais perto, use brinquedinhos e outros petiscos para ganhar a confiança do pequeno.

 

Como acalmar um gato agitado

Gatos normalmente dormem a maior parte do tempo, mas isso não os isenta de adorarem uma brincadeira e saírem correndo pela casa. Os filhotes, principalmente, adoram uma boa agitação e até dão mordidinhas para brincar com o dono. Se você quer acalmar um gato agitado, tenha paciência. Primeiro de tudo, brinque com ele! Animal de estimação não serve só para enfeite, não é mesmo?

Porém, se você acha que o agito está demais, compre mais brinquedinhos que ela possa brincar sozinho e arranhar. Você mesmo pode confeccionar um arranhador para o seu gato!

Além disso, verifique se houve alguma mudança no ambiente. A agitação também pode indicar raiva. Outra dica boa é fazer bastante carinho e falar com a voz baixa. Ao passar a sensação de tranquilidade, seu gato ficará bem mais manso. Vale lembrar que essas dicas também são válidas para acalmar um gato hiperativo.

Se você está incomodado com mordidas e arranhões, demonstre. Nestas situações, pare de tocá-lo e mantenha as mãos longe dele. Se ele não parar, saia de perto e demonstre que não gostou do que aconteceu.

Como acalmar um gato bravo

Primeiro, entenda o motivo do seu gato ser tão bravo. Pode ser um ambiente barulhento ou pessoas que ficam pegando muito nele. Se ele fica bravo perto de qualquer pessoa diferente, é um alerta de falta de socialização.

Tente mudar o ambiente. Coloque uma música calma, fale baixo e evite muito movimento na casa. Depois, mostre que o gato pode confiar em você. Se, mesmo assim, ele continuar agressivo, é melhor você tomar cuidado. O indicado é fazer terapias com florais ou levá-lo a um adestrador. Assim, você não correrá o risco de se machucar.

 

 

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acalmar um gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Se o seu gato está com um comportamento diferente, consulte um veterinário. Isso pode indicar problemas de saúde e ele pode orientá-lo como agir.