Como adestrar um filhote de cachorro

Como adestrar um filhote de cachorro

Adestrar um filhote de cachorro é uma tarefa constante e para a qual deverá ter muita paciência; no entanto, se começar a fazer isso desde o começo conseguirá que seu cão adote alguns hábitos e uma educação que depois serão muito úteis para conseguir uma relação perfeita com seu animal. Em umComo contamos a você alguns truques básicos que ajudarão a saber como adestrar um filhote de cachorro com as ordens mais básicas: sentar, não pedir comida, não puxar a guia, etc.

Passos a seguir:
1

Ensiná-lo a não fazer as necessidades em casa. Um dos principais problemas dos filhotes de cachorro é que eles têm dificuldades para aguentar a vontade de ir ao banheiro e muitas vezes nossa casa pode se transformar no local para fazer suas necessidades. Para evitá-lo, é importante que eduque seu filhote com alguns passos simples e que preste uma atenção especial a ele durante seus primeiros meses de vida.

Lembre-se que o sistema digestivo de um filhote de cachorro é muito rápido e que, depois de comer, demora de 5 a 30 minutos para defecar; por isso é importante controlar quando ele come. Nos primeiros dias um filhote não poderá sair à rua, portanto você deverá adaptar uma área da casa para que faça as suas necessidades: coloque algumas folhas de jornal, uma caixa com areia, etc. Acompanhe-o todos os dias a este canto da casa para que se habitue a este espaço.

Quando já puder sair à rua, é importante que no começo sempre siga a mesma rota e que pare em um lugar específico para que ele entenda que é lá onde deve defecar. É fundamental que não fique nervoso já que eles conseguem detectar muito a sua energia; é importante que não grite nem que fique nervoso se ele fizer alguma coisa antes de chegar ao lugar. Lembre-se que é um filhote e que só com paciência e perseverança aprenderá os conceitos.

Para conseguir adestrar um filhote de cachorro é importante que siga diariamente a mesma rotina: leve-o na mesma hora, ao mesmo lugar e dê um prêmio a ele sempre que fizer direito. Os reforços positivos são uma das melhores formas que existem para poder adestrar um cão desde o início.

2

Adestrar seu filhote a não pedir comida. Desde bem pequeno você pode habituar seu cão a não pedir comida enquanto você está comendo; para conseguir isso, deverá considerar apenas um princípio: não dar comida por mais que ele peça. Este é um princípio básico mas que muitas vezes custa cumprir, principalmente se mora com mais pessoas em casa.

Você deve pensar que, para o cachorro, quando você o "premia" é porque está mantendo um comportamento positivo; se der um pedaço de comida quando ele pedir, entenderá que está fazendo direito e o fará cada vez que sentar à mesa. Por isso, a única coisa que deve fazer é não dar nada de comer e dizer a todos os membros da família que não o façam. Só assim conseguirá que seu cão não peça comida.

Neste artigo de umComo contamos a você de forma mais detalhada como conseguir que seu cão não peça comida enquanto está comendo.

3

Adestrar seu cão a não puxar a guia. Os filhotes são nervosos e sempre que saem à rua querem correr e se divertir, mas você deve educá-lo para que não puxe a guia e estabelecer os papéis de autoridade durante o passeio. Para conseguir isso, a primeira coisa que deverá fazer é que seu animal se familiarize com a guia. Para isso só precisa mostrá-la dentro de casa, deixar que brinque com ela e que a cheire; assim, quando a colocar no exterior a reconhecerá como sua.

Depois deverá sair à rua com seu cão e ter prêmios nos bolsos. Para adestrar um filhote de cachorro com este fim deve ter muita paciência pois, como já dissemos, a tendência é que os cães mais pequenos tenham vontade de correr e pular. O truque consiste em ficar ao lado do cão e, cada vez que ele passar na sua frente, você deverá parar e puxar suavemente a guia com uma ordem clara, "não", "aqui", etc. Os monossílabos são os sons que os cães detectam melhor, por isso é recomendável que escolha um específico para dar esta mensagem ao seu animal.

Quando seu cão voltar para o seu lado poderá retomar o passeio e, caso volte a se adiantar, deverá repetir o mesmo processo: parar, puxar a guia e esperar que venha do seu lado. Quando conseguir que seu cão esteja do seu lado por um momento é hora de dar a ele o prêmio que leva no bolso, desta forma associará que isso é o que estava pedindo quando se dirigia a ele.

Em umComo damos mais detalhes sobre como ensinar seu cão a não puxar a guia.

4

Fazer seu cão sentar. Conseguir que seu cão siga a ordem de sentar também é importante para adestrá-lo e que, em um futuro, preste atenção ao que diz. Para conseguir isso também precisará de uma palavra monossilábica e específica para este fim. Tem gente que usa a ordem "Sit", "Chão" ou coisas similares, escolha a que mais gostar e lembre que sempre deverá usar a mesma.

Para conseguir que seu filhote sente deverá mostrar um prêmio que tenha à mão e aproximá-lo do focinho para que cheire. Depois, deverá levantar o prêmio para cima, por cima de sua cabeça e, como ele estará olhando, deverá sentar para poder manter o olhar na guloseima. Quando perceber que ele está começando a sentar é importante que diga nesse momento a palavra que escolheu para que associe esse movimento com a palavra; quando estiver sentado, dê o prêmio como reforço positivo.

Pode ser que seu cão não se sente totalmente, e para isso deverá pressionar seu traseiro no chão para indicar que é o que quer que faça. Quando conseguir, dê o prêmio para que entenda. Neste artigo contamos mais detalhadamente a você como ensinar seu cão a sentar.

5

Ensinar seu cão a não pular em você. Normalmente, os cães ficam tão contentes quando chega a casa ou quando chega gente nova pulam sobre eles; esta ação pode parecer divertida quando é um filhote mas, depois, pode chegar a ser muito incômoda e por isso é importante que desde o começo ensine a ele que não o deve fazer.

Para conseguir isso deveremos cortar esta ação cada vez que o fizer, pegando suas patas e colocando no chão com um "não" firme, para que entenda que esse gesto não deve ser feito. Pouco a pouco irá entendendo a sua mensagem e não celebrará a sua chegada deste modo tão efusivo.

Sugestão: Como chamar a atenção do seu cachorro

6

Adestrar seu filhote para que não chore quando você vai embora. Quando são pequenos, os cães podem passar muito tempo chorando em casa cada vez que vai embora, algo muito incômodo para os vizinhos pois seu choro pode durar horas. Para evitar que seu cão chore, basta simular que vai embora, fale tchau como faz sempre, feche a porta e fique do outro lado esperando seu cão chorar; quando o fizer, entre em casa e diga repetidas vezes que não. Você deve mostrar uma atitude de desagradado com ele para que entenda que isso não deve ser feito mais.

Deverá repetir este processo várias vezes até ver que ele não chora cada vez que vai embora. Com este ato entenderá que a única coisa que seu choro provoca é que fique bravo, deixará de fazê-lo progressivamente para acabar ficando tranquilo em casa quando você sai.

Dica: Caso você necessite de saber como adestrar dois cães ao mesmo tempo, dê uma olhada nesse artigo.

Imagem: houndsland.blogspot.pt
7

Se ligue nas nossas dicas para adestrar cada raça de cachorro:

  • Como adestrar um pug
  • Como adestrar um pastor alemão
  • Como adestrar um husky
  • Como adestrar um yorkshire

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como adestrar um filhote de cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.