Ensinar um cachorro

Como adestrar um golden retriever

Como adestrar um golden retriever

O golden retriever é um cão extremamente dócil. Esta raça é pacífica e não tem nenhuma agressividade, por isso é muito confiável. Por outro lado, devido à sua grande inteligência não custará muito ensinar as ordens básicas, como sentar, ficar quieto ou fazer com que venha atrás de você. Em umComo ensinamos a você como adestrar um Golden Retriever.

Também lhe pode interessar: Como adestrar um Chihuahua

Índice

  1. Ordens básicas para cães
  2. Paciência com seu animal de estimação
  3. Os prêmios e os elogios
  4. Ensinar ordem "Vem"
  5. Ensinar ordem "Senta"
  6. Ensinar ordem "Deita"
  7. Ensinar ordem "Continua"
  8. Ensinar ordem "Quieto"
  9. Ensinar ordem "Cama"

Ordens básicas para cães

Para começar, você deve saber quais são as ordens que vai poder ensinar ao seu golden retriever, filhote ou adulto:

  • Quando disser "Vem" seu pet irá até você.
  • Quando disser "Senta", se sentará onde estiver.
  • Quando disser "Deita" se deitará no chão.
  • Quando disser "Continua" acompanhará você onde for.
  • Quando disser "Quieto" cessará sua atividade e parará.
  • Quando disser "Cama" o cão se dirigirá à sua cama.
Como adestrar um golden retriever - Ordens básicas para cães

Paciência com seu animal de estimação

Se seu cão é um golden retriever filhote lembre-se que é como se fosse um bebê, e, portanto, ele não nasceu ensinado. Deve ter paciência com ele e não o repreender. Pense que seu filhote é como uma criança que você precisa educar e guiar aos poucos e com muito carinho. Se for um golden retriever adulto também tem de ser paciente, os cães não são robôs, e aprendem à base da repetição. Assim, tente as vezes que precisar até aprender a ordem.

Como adestrar um golden retriever - Paciência com seu animal de estimação

Os prêmios e os elogios

Prepare uma série de prêmios para quando o seu cão cumprir suas ordens. Desta forma, ele se sentirá recompensado por seu esforço e compreenderá que agiu como seu dono lhe pediu, e que por isso você está satisfeito. No entanto, estes prêmios ou recompensa em forma de alimento devem ser reservados para estas ocasiões especiais, e devem ser uma novidade extraordinária para seu paladar. Ao dar-lhe o prêmio deve elogiá-lo e dar uma amostra de carinho simultaneamente.

Como adestrar um golden retriever - Os prêmios e os elogios

Ensinar ordem "Vem"

A primeira ordem que pode ensinar ao seu golden retriever é a de ir onde você estiver. Para lhe ensinar isso o ideal é que se coloquem a uma certa distância, prepare um prêmio em sua mão e dê duas palmadas em suas coxas inclinado para a frente e olhando para ele. Nesse momento diga "Vem" e o nome do seu cão. Ele irá até você para recolher seu prêmio, e deste modo entenderá o comando "Vem" cada vez que o disser. Lembre-se de lhe dar um prêmio cada vez que fizer aquilo que está dizendo para fazer, pois esta constância é a forma na qual aprenderá.

Como adestrar um golden retriever - Ensinar ordem "Vem"

Ensinar ordem "Senta"

Para esta ordem é necessário que mova seu bichinho ligeiramente para que a compreenda. Pegue um prêmio e leve-o à altura dos ombros. A seguir, mova a parte traseira de seu cão para baixo com delicadeza até que consiga sentar. Depois, dê-lhe seu prêmio e parabenize-o. Depois, repita esta atividade mas adicionando a ordem "Senta" enquanto o senta.

Como adestrar um golden retriever - Ensinar ordem "Senta"

Ensinar ordem "Deita"

Depois de conseguir que se sente, poderá conseguir que se deite. Enquanto seu cão está sentado à sua frente, pegue o prêmio com sua mão e desça até ao chão. Depois, seu pet começará a agachar-se para obter o prêmio, de modo que o coloque no chão e parabenize-o enquanto come. A seguir, repita estes passos mas dizendo-lhe em voz alta "Deita" enquanto o faz. Repita este exercício as vezes que forem necessárias para que aprenda, mas não seguidas para não o pressionar.

Como adestrar um golden retriever - Ensinar ordem "Deita"

Ensinar ordem "Continua"

Coloque a coleira no seu cachorro e ponha-o à sua esquerda, ambos de pé. Enquanto vai caminhando com seu prêmio na mão direita, certifique-se de que o vê. Então diga "Continua" ou "Siga-me" em voz alta as vezes que forem necessárias até que cumpra sua ordem. Imediatamente pare e ofereça ao seu cão seu prêmio e carinho.

Como adestrar um golden retriever - Ensinar ordem "Continua"

Ensinar ordem "Quieto"

Outra ordem para seu golden retriever é ficar quieto, ainda que deverá ser paciente no princípio para que obedeça você assim que pedir. De fato é a ordem que mais tempo demoram os cães em aprender, por isso no princípio talvez deva praticar mantendo-o preso. Com seu pet sentado ou deitado, diga "Quieto" e afaste-se uns passos para trás enquanto olha para ele. Depois conte até três e volte para seu lado para o premiar.

Como adestrar um golden retriever - Ensinar ordem "Quieto"

Ensinar ordem "Cama"

Por último, coloque prêmios onde estiver sua cama. O golden retriever deve conhecer onde está localizada, e no princípio, terá que o levar até lá e deitá-lo enquanto diz "Cama", onde encontrará o seu prêmio. Aos poucos associará a ordem e sua correspondente ação com seu prêmio, assim como nas restantes ordens.

Como adestrar um golden retriever - Ensinar ordem "Cama"

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como adestrar um golden retriever, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos

  • Recomenda-se não superar os dez minutos de adestramento em cada sessão, pois os cães contam com um tempo de atenção limitado.
  • Não repreenda seu pet porque assim não conseguirá nada. Simplesmente felicite-o quando obedecer a você para que tenha vontade de continuar fazendo isso.
  • Se começar a cheirar o chão ou a dar voltas é porque seu cão precisa de ir ao banheiro. Deveria levá-lo para fazer suas necessidades assim que levantar, após cada refeição e antes de ir para a cama. Quando terminar, dê-lhe um prêmio, e não o repreenda se o fizer dentro de casa. Aprenderá da mesma forma onde tem que ir ao banheiro.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Leciane Alencar Alcantara
gostaria de mais informações para adestrar um filhote de Golden
1 de 10
Como adestrar um golden retriever