Como adestrar um golden retriever

Como adestrar um golden retriever

O golden retriever é um cão extremamente dócil. Esta raça é pacífica e não tem nenhuma agressividade, por isso é muito confiável. Por outro lado, devido à sua grande inteligência não custará muito ensinar as ordens básicas, como sentar, ficar quieto ou fazer com que venha atrás de você. Em umComo ensinamos a você como adestrar um Golden Retriever.

Ordens básicas para cães

Para começar, você deve saber quais são as ordens que vai poder ensinar ao seu golden retriever, filhote ou adulto:

  • Quando disser "Vem" seu pet irá até você.
  • Quando disser "Senta", se sentará onde estiver.
  • Quando disser "Deita" se deitará no chão.
  • Quando disser "Continua" acompanhará você onde for.
  • Quando disser "Quieto" cessará sua atividade e parará.
  • Quando disser "Cama" o cão se dirigirá à sua cama.

Paciência com seu animal de estimação

Se seu cão é um golden retriever filhote lembre-se que é como se fosse um bebê, e, portanto, ele não nasceu ensinado. Deve ter paciência com ele e não o repreender. Pense que seu filhote é como uma criança que você precisa educar e guiar aos poucos e com muito carinho. Se for um golden retriever adulto também tem de ser paciente, os cães não são robôs, e aprendem à base da repetição. Assim, tente as vezes que precisar até aprender a ordem.

Os prêmios e os elogios

Prepare uma série de prêmios para quando o seu cão cumprir suas ordens. Desta forma, ele se sentirá recompensado por seu esforço e compreenderá que agiu como seu dono lhe pediu, e que por isso você está satisfeito. No entanto, estes prêmios ou recompensa em forma de alimento devem ser reservados para estas ocasiões especiais, e devem ser uma novidade extraordinária para seu paladar. Ao dar-lhe o prêmio deve elogiá-lo e dar uma amostra de carinho simultaneamente.

Ensinar ordem "Vem"

A primeira ordem que pode ensinar ao seu golden retriever é a de ir onde você estiver. Para lhe ensinar isso o ideal é que se coloquem a uma certa distância, prepare um prêmio em sua mão e dê duas palmadas em suas coxas inclinado para a frente e olhando para ele. Nesse momento diga "Vem" e o nome do seu cão. Ele irá até você para recolher seu prêmio, e deste modo entenderá o comando "Vem" cada vez que o disser. Lembre-se de lhe dar um prêmio cada vez que fizer aquilo que está dizendo para fazer, pois esta constância é a forma na qual aprenderá.

Ensinar ordem "Senta"

Para esta ordem é necessário que mova seu bichinho ligeiramente para que a compreenda. Pegue um prêmio e leve-o à altura dos ombros. A seguir, mova a parte traseira de seu cão para baixo com delicadeza até que consiga sentar. Depois, dê-lhe seu prêmio e parabenize-o. Depois, repita esta atividade mas adicionando a ordem "Senta" enquanto o senta.

Ensinar ordem "Deita"

Depois de conseguir que se sente, poderá conseguir que se deite. Enquanto seu cão está sentado à sua frente, pegue o prêmio com sua mão e desça até ao chão. Depois, seu pet começará a agachar-se para obter o prêmio, de modo que o coloque no chão e parabenize-o enquanto come. A seguir, repita estes passos mas dizendo-lhe em voz alta "Deita" enquanto o faz. Repita este exercício as vezes que forem necessárias para que aprenda, mas não seguidas para não o pressionar.

Ensinar ordem "Continua"

Coloque a coleira no seu cachorro e ponha-o à sua esquerda, ambos de pé. Enquanto vai caminhando com seu prêmio na mão direita, certifique-se de que o vê. Então diga "Continua" ou "Siga-me" em voz alta as vezes que forem necessárias até que cumpra sua ordem. Imediatamente pare e ofereça ao seu cão seu prêmio e carinho.

Ensinar ordem "Quieto"

Outra ordem para seu golden retriever é ficar quieto, ainda que deverá ser paciente no princípio para que obedeça você assim que pedir. De fato é a ordem que mais tempo demoram os cães em aprender, por isso no princípio talvez deva praticar mantendo-o preso. Com seu pet sentado ou deitado, diga "Quieto" e afaste-se uns passos para trás enquanto olha para ele. Depois conte até três e volte para seu lado para o premiar.

Ensinar ordem "Cama"

Por último, coloque prêmios onde estiver sua cama. O golden retriever deve conhecer onde está localizada, e no princípio, terá que o levar até lá e deitá-lo enquanto diz "Cama", onde encontrará o seu prêmio. Aos poucos associará a ordem e sua correspondente ação com seu prêmio, assim como nas restantes ordens.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como adestrar um golden retriever, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Recomenda-se não superar os dez minutos de adestramento em cada sessão, pois os cães contam com um tempo de atenção limitado.
  • Não repreenda seu pet porque assim não conseguirá nada. Simplesmente felicite-o quando obedecer a você para que tenha vontade de continuar fazendo isso.
  • Se começar a cheirar o chão ou a dar voltas é porque seu cão precisa de ir ao banheiro. Deveria levá-lo para fazer suas necessidades assim que levantar, após cada refeição e antes de ir para a cama. Quando terminar, dê-lhe um prêmio, e não o repreenda se o fizer dentro de casa. Aprenderá da mesma forma onde tem que ir ao banheiro.