Como adestrar um pitbull

Como adestrar um pitbull

Os pitbull são cães com muita energia e considerados uma raça perigosa; no entanto, é um animal que facilmente se pode adestrar se seguir uma rotina de treinamentos desde os primeiros dias que o tiver. Há uma série de truques que podem ajudar você a educar seu pitbull para fazer com que lhe obedeça e que tenha hábitos corretos e previsíveis. Neste artigo de umComo contamos a você como adestrar um pitbull e conseguir que a relação e convivência seja a mais pacífica possível.

Passos a seguir:
1

O ideal é tentar adestrar um pitbull quando é filhote já que, assim, desde pequeno poderá adquirir os conhecimentos básicos para poder conviver facilmente. Quando são filhotes, os animais (tal como as crianças) são como esponjas que absorvem toda a informação que recebem; por isso, é importante que se puder, comece a lhe transmitir valores desde os primeiros dias de convivência. Os pitbull, ao contrário do que muita gente acredita, são uma raça de cão muito obediente e fiel, por isso poderá conseguir ter uma relação muito satisfatória com seu pet.

2

Antes de entrar no assunto temos que indicar a você que para educar um pitbull o ideal é fazer após tê-lo levado para passear. Isto porque se trata de uma raça muito enérgica e que precisa de queimar energia para poder ficar mais tranquilo. Se o leva para dar um passeio e brinca com ele com uma bola, conseguirá que fique mais tranquilo e predisposto para que lhe ensine as regras do adestramento. Assim, aproveite depois de levá-lo para passear para lhe dar as primeiras lições.

3

Para começar com seu adestramento do pitbull, o essencial é que para que adquira os conhecimentos que quer lhe transmitir incentive o reforço positivo; ou seja, cada vez que fizer o que lhe pede, lhe dê um prêmio. Desta forma associará o que está lhe pedindo com algo bom e o fará sempre que pedir. Da mesma forma, quando fizer algo ruim terá que fazê-lo notar com reforços negativos: não dê atenção, castigue deixando-o durante um tempo trancado em um quarto, etc. Assim entenderá que não deve fazer mais isso.

4

Um dos principais problemas na hora de tentar adestrar um pitbull é que é uma raça muito dominante e, sempre que puder, tentará se colocar acima de você. Por isso, é importante estabelecer que o domínio é seu para que se dê conta de que o líder é você e não ele; desta maneira obedecerá a você rapidamente. Para conseguir se posicionar como o dominante de seu lar pode seguir estas dicas:

  • Corrija seus atos cada vez que fizer algo ruim, faça rápido e de maneira concisa para que entenda que quem manda é você. Isto é muito fácil de fazer com a ajuda de uma coleira, no passo 6 explicamos a você como fazer.
  • Diga-lhe "Não" nas situações que quer corrigir dentro de casa. Se, por exemplo, tem tendência a subir no sofá e não quer que o faça, diga quantas vezes sejam necessárias, mantendo sua energia forte e concisa.
  • Não deixe que entre primeiro em casa. Cada vez que voltarem do passeio e abrir a porta, verá como o cão tenta correr para entrar primeiro: este é um sinal de domínio que deve parar, entrando você primeiro.
5

Se seu pitbull tem tendência de latir muito é importante que corrija este hábito lhe dizendo, desde o princípio, um "Não" firme. Para que seu pet entenda a ordem exata pode combiná-la segurando o focinho e fechando a boca, também não seja muito brusco nem violento, só é um gesto para que entenda o que lhe pede. Quando tirar as mãos e deixar de latir é o momento de dar o reforço positivo para que acabe por compreender o que você está dizendo. Sobretudo, evite ser violento ou ficar nervoso ao fechar-lhe o focinho, o cão tem que entender o que aconteceu sem gerar uma situação tensa.

6

Uma das maneiras mais fáceis de poder adestrar um pitbull é com o uso da coleira; com ela pode corrigir atitudes de seu cão e o reorientar para onde quiser. O primeiro passo é não deixar que puxe a coleira, deixe espaço e liberdade para que seu pet vá por onde quiser, mas quando tiver alguma atitude que não goste, latindo, caminhando muito afastado de você, etc., é quando terá que lhe dar um puxão seco acompanhado de um autoritário "Não". Para as primeiras vezes também se recomenda levar guloseimas para cães para conseguir reforçar a associar o que está lhe pedindo.

Além de usar a coleira quando saem para passear, também pode introduzi-la no princípio em casa para lhe ensinar que não deve subir no sofá, na cama, etc. Para fazê-lo bastará dedicar uns minutos cada dia e pôr o cachorro diante do sofá, por exemplo. Quando notar que vai subir, dê um puxão seco na coleira com um "Não" para que entenda o que você quer.

7

Para que um pitbull se dê bem com outros cães também precisa dedicar um pouco de tempo ao seu adestramento. Durante os passeios deixe que o cão interaja com outros animais para que assim se acostume à presença habitual de outros cães em sua vida. Como já dissemos, a personalidade desta raça de cão é muito dominante, por isso sempre tentará se pôr acima de outros cães, algo que, dependendo do outro em questão, será bom ou não. Portanto, é provável que seu pet não se dê bem com as raças mais autoritárias, por isso, não force a situação.

Para conseguir diminuir um pouco o domínio de seu pitbull é importante que faça alguns exercícios que ajudarão neste propósito. Deste modo, um truque muito bom é apresentar os dois cães em um território neutro e quando começar a passear, devem ir de maneira paralela, nenhum à frente do outro. Quando notar que funciona bem, pode soltar os cães de suas trelas e deixar que se cheirem; à mínima incidência que notar, ponha a trela e corrija-o para que entenda que isso não se deve fazer; mas se fizer bem, dê-lhe um prêmio como uma guloseima. Em umComo damos a você mais truques para que saiba apresentar dois cães.

8

E para saber como fazer para um pitbull ganhar massa muscular, entre no nosso artigo e descubra.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como adestrar um pitbull, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.