Como ajudar a minha gata a parir

Como ajudar a minha gata a parir

Sua mascote está grávida e durante todas essas semanas você lhe deu toda a atenção e cuidados merecidos, e quando a chegada do parto se aproxima, você quer ficar perto caso algo se complique. A princípio, a maior parte das gatas pode parir sem dificuldade, mas é importante saber quando as coisas vão bem e quando o animal precisa de nossa atenção, por isso em umComo.com.br damos alguns conselhos para que você descubra como ajudar sua gata a parir.

Passos a seguir:
1

Detectar quando sua gata está a ponto de parir é simples se você observar sua conduta: o animal perde o apetite, assume um comportamento estranho podendo estar esquiva e também lambe a vulva com frequência. Quando esses sinais surgirem, o momento está bem perto, por isso você deve estar atento.

2

Prepare uma caixa com panos de algodão para que a gata e os gatinhos estejam quentes e confortáveis. Mas se por alguma razão o animal decidir ter os filhotes no chão, você não deve movê-la de lugar, mas coloque ao seu redor algumas toalhas limpas para que os gatinhos fiquem aquecidos ao sair.

3

Quando todos os gatinhos tiverem nascido, você poderá então mover à família completa para a caixa. Lembre-se que para fazer isso, você deve ter realmente muito boa relação com a gata, pois seu instinto a leva a proteger os filhotes e poderia ficar um pouco agressiva. Se ela confia em você, então saberá que não lhe fará mal.

4

Cada filhote nasce em uma bolsa independente que a gata limpará para depois cortar o cordão umbilical. Caso a gata não limpe a bolsa, você mesmo deverá fazê-lo. Com uma toalha limpa e suave pegue o gatinho e limpe-o, especialmente em sua boca e nariz, depois esfregue-o para ajudá-lo a respirar.

5

Se o seu mascote não cortar o cordão umbilical você também deverá intervir. A princípio não fique nervoso, pegue um pedaço de fio, passe-o no álcool e amarre o cordão com uns 2 cms de separação do corpo do filhote, depois deixe outros 2 cms e com uma tesoura também desinfetada em álcool, corte o cordão. É um processo rápido que só requer um pouco de concentração e calma.

6

Sua gata expulsará com cada gatinho uma placenta e depois a comerá. É importante estar atento para que o animal expulse todas as placentas, se alguma delas ficar dentro após um dia, leve a gata ao veterinário rapidamente.

7

Quando a gata terminar de parir, os gatinhos começarão a mamar. Se um deles ficar afastado, você deve aproximá-lo da teta e esperar que a agarre, isto é muito importante para que todos os filhotes consigam se alimentar adequadamente e sobreviver.

8

Não se preocupe, pois o tempo entre a saída de um gato e outro pode oscilar entre alguns minutos e horas, por isso antes de se preocupar, tenha um pouco de paciência e aja só quando perceber que depois de 4 horas de parto, ainda há algum filhote dentro, nesse caso chame o veterinário.

9

Se observar que sua gata está em processo das contrações mas não consegue parir depois de várias horas, deverá ir imediatamente ao veterinário. O mesmo ocorre se detectar que um dos filhotes ficou no canal de parto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ajudar a minha gata a parir, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.