Como ajudar minha cadela a cuidar dos filhotes

Como ajudar minha cadela a cuidar dos filhotes

A chegada de novos cachorrinhos costuma emocionar muito os donos dos animais, mas é normal ter certas dúvidas e preocupações ao ver a nossa cadela fraca depois do parto e tendo que atender às vezes a vários bebês, por isso algumas pessoas ficam se perguntando como ajudar sua cadela a cuidar dos filhotes. Em umComo.com.br damos alguns bons conselhos para que você possa dar uma mão ao seu animal de estimação e facilitar todo o processo.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar deve saber que é normal que a sua cadela se sinta com medo e desconfiada quando tenta se aproximar dos seus cachorros. Deve compreender que o seu instinto é protegê-los, por isso o mais recomendável é que lhes dê o seu espaço e não o tente invadir.

Durante as primeiras semanas de vida os filhotes não conseguem ver bem, por isso procuram praticamente às cegas um lugar quente onde ficar e se alimentar, que no geral é na área dos seios maternos. Uma boa forma de evitar que os pequenos se afastem dessa zona e sofram acidentes é fechando o espaço para que se mantenham na área, perto da mamãe.

2

Nos primeiros dias é muito importante que os pequenos tomem leite materno, pois como acontece nos humanos, este contém todos os nutrientes que irão mantê-los saudáveis, mas quando se trata de ninhadas muito grandes às vezes a cadela não consegue ter leite suficiente para todos. Neste caso você pode alimentá-lo com papinhas a partir de 12 dias de nascidos. Consulte seu veterinário a respeito da mistura mais adequada para fazê-lo. No nosso artigo Como alimentar um cachorro bebê explicamos-lhe os passos que pode seguir para o fazer.

3

A lactação consome uma grande quantidade de calorias, por isso a cadela deve alimentar-se melhor do que nunca com uma ração que contenha uma grande quantidade de proteínas. Não controle as porções, pelo contrário, dê-lhe todo o alimento que ela lhe pedir, pois ela está precisando. Deste modo, terá mais energia e produzirá um leite melhor.

4

É frequente ver que a cadela lambe os cachorros com força e energia durante as primeiras semanas de vida, especialmente na área genital e anal deles para estimular os esfíncteres. Se ela deixar de fazer isto muito cedo, será necessário que você pegue um algodão com água morna e passe nesta área para que os pequenos evacuem.

5

Você deverá realizar esta tarefa a cada três horas depois dos filhotes terem tomado o leite deles e até que consigam realizar as funções por si mesmos, o que acontecerá após algumas semanas.

6

Mantenha sempre os filhotes perto da mãe até começarem a ganhar mais independência. Se você notar sua cadela apática, desanimada e com pouco apetite, consulte um veterinário. Além disso, é normal se perguntar em que momento poderá separar os cachorros da sua mãe no caso de estar planejando procurar um novo sítio, deste modo pode consultar o nosso artigo Quando separar um filhote de sua mãe em que lhe explicamos detalhadamente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ajudar minha cadela a cuidar dos filhotes, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.