Como ajudar o gato a expelir as bolas de pelo

Como ajudar o gato a expelir as bolas de pelo

O felino é um dos animais mais limpos e comprometidos com a sua higiene pessoal. Pode passar até um terço do seu tempo se lambendo. No entanto, há uma parte negativa neste comportamento, as temidas bolas de pelo. Quando o nosso gato se lambe, engole muito pelo, principalmente na primavera e no outono, que são as épocas de mudança de pelo. A acumulação do mesmo produz as bolas de pelo, que circulam e se acumulam no sistema digestivo e podem acabar sendo um problema de saúde muito grave se não forem expulsadas. Se não souber como ajudar o gato a expelir as bolas de pelo, em umComo.com.br vamos lhe dar alguns conselhos.

Saber se um gato está com bolas de pelo

As bolas de pelo ou tricobezoares são de forma alongada e são o resultado da mistura de pelo, saliva, suco gástrico e, se o nosso gato tiver comido recentemente, de restos de comida. Existem vários sintomas que podem nos alertar de que nosso gato tem bolas de pelo em seu intestino. Estes sintomas são:

  • Ânsia frequente.
  • Prisão de ventre.
  • Regurgitações.
  • Vômitos de líquido e comida (sem pelo).
  • Sintomas de estar cansado, apático, deprimido e inclusive desinteressado pela comida.

As pequenas papilas que os gatos têm na língua permitem arrastar todo o pelo que cai deles. E como não são capazes do cuspir, inevitavelmente, engolem. No geral, os gatos expulsam a bola de pelo através de vômitos ou fezes, sem provocar nenhum problema.

No entanto, a ingestão de uma quantidade abundante de pelo acaba afetando a digestão e, pior ainda, quando não é capaz de expulsá-la, o gato fica congestionado. Nesse ponto é fundamental ajudar em sua expulsão com remédios caseiros. Se deste modo também não conseguirmos que expulse as bolas de pelo, será necessário ir ao veterinário de imediato.

Em umComo damos a você alguns conselhos para que possa saber se um gato tem bolas de pelo.

Expelir as bolas de pelo

Se vemos que o felino regurgita, está apático e vomita sem expelir as bolas de pelo, é hora de o ajudar. De seguida, indicamos alguns dos melhores remédios caseiros que ajudarão o seu gato a expulsar as bolas de pelo.

  • Vaselina ou manteiga

Podemos untar a sua pata com vaselina ou manteiga e o nosso gato, com o seu instinto de limpeza, lamberá a pata e assim conseguiremos que tome este remédio. A manteiga é laxante, além de muito oleosa, por isso tenha atenção à quantidade. Outra alternativa se não tiver nem vaselina nem manteiga é o óleo de parafina líquida.

  • Malta

Assim como a vaselina, podemos colocar malta na pata ou no focinho do gato, para novamente aproveitar o instinto de se lamber. A malta é um derivado da cevada e favorece o trânsito intestinal do gato. Esta pasta especifica de cor escura é aconselhada para dar ao gato duas vezes por semana. No entanto, a quantidade necessária pode depender do pelo do gato e do seu estilo de vida, o mais recomendável é que seja o veterinário a indicar a proporção adequada.

  • Fibra e guloseimas

O aumento de fibra na comida, seja em forma de farelo ou vegetais, ajudará o nosso gato a expelir as bolas de pelo conseguindo uma boa digestão. Também pode encontrar em lojas especializadas guloseimas ricas em fibra.

  • Grama para purgar

Os gatos tomam grama para purgar, isto é natural, um instinto animal. Aproveitando este instinto, a valeriana é uma planta ideal para ajudá-los. Também pode ser encontrada em lojas especializadas que vendem grama para gatos (são plantas com um derivado da cevada que, ao serem ingeridas, ajudam a regurgitar as bolas de pelo). Se tivermos valeriana em casa ou grama para gatos, conhecida como erva gateira ou Catnip, o nosso gatinho não hesitará em comer para conseguir se aliviar. Em umComo contamos para você quais são as plantas tóxicas para os gatos.

O melhor é prevenir

Como diz o provérbio, o seguro morreu de velho. Seguindo estas indicações conseguirá evitar as bolas de pelo no seu gato.

  • Escovação. Devemos escová-lo com frequência e, todos os dias, em época de muda. Recomendamos usar primeiro a escova ao contrário para eliminar os tufos mortos e depois no outro sentido. O fato do gato ter o pelo curto não significa que não precisa ser escovado; todos os gatos trocam de pelo e sua ingestão pode ser excessiva. De qualquer forma, os gatos de pelo longo precisam mais da nossa ajuda, assim como os de idade avançada já que não se lambem tanto por falta de energia.
  • Casa limpa e gato sem pulgas. A limpeza da nossa casa também é importante. Se o nosso gato comer pedaços de corda ou de linhas do chão, elas podem se enrolar com as bolas de pelo e piorar a situação. Se o nosso gato tiver pulgas, também irá se lamber mais, pois quererá se livrar das pragas; portanto, tratar do nosso gato contra as pulgas acaba se convertendo em uma possível redução de bolas de pelo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ajudar o gato a expelir as bolas de pelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.