Como alimentar a minha gata após o parto

Como alimentar a minha gata após o parto

Se tem uma gata e ela acabou de ter filhotes deve ter em conta algumas dicas para a manter bem alimentada depois de ser mãe. Durante a gravidez também deverá ter tido certas precauções para que estivesse saudável e muito bem alimentada para que seus filhotes crescessem fortes e tivesse o leite suficiente. Se deseja cuidar de sua gata como merece e que esteja forte para amamentar os seus bebês, em umComo.com.br contamos a você como alimentar a sua gata após o parto.

Passos a seguir:
1

Durante as últimas 3 semanas de gravidez a sua gata deverá ter sido alimentada com ração de alta qualidade pensada especialmente para gatinhos. Esta ração está indicada para que a gata produza um leite bem rico nos nutrientes que os gatinhos precisarão. Mas logo após ao parto o seu apetite fica afetado, passará de comer demais a quase nada. É normal que a gata depois de dar à luz não coma muito. Ainda que veja que não quer comer, não deixe de oferecer comida, em poucos dias irá recuperando o seu apetite normal.

Neste artigo de umComo damos-lhe algumas dicas para que saiba como cuidar de uma gata grávida.

2

Nas 24 horas posteriores ao parto pode ser que quase não coma, mas deve se certificar de que tem acesso frequente a água fresca e limpa. Nesse período é quando a gata está produzindo o colostro, que é o primeiro alimento que a gata dará de comer aos bebês, e tem muitas vitaminas, proteínas e gorduras para os pequenos gatinhos. É muito importante para que a mãe transmita os anticorpos aos seus filhotes. Esse colostro tem 88% de água, daí a relevância de que a gata tenha sempre água fresca disponível.

3

Durante o tempo que durar a amamentação, deverá alimentar a sua gata com ração adequada para filhotes. A sua alimentação deve ser especial porque deve se manter forte, saudável e produzir leite suficiente rico em nutrientes para alimentar todos os seus bebês. Como regra geral deve ser alimentada 2 ou 3 vezes ao dia e deve ter sempre água limpa e fresca perto.

Às vezes, a quantidade de comida pode ser maior, mas isto dependerá das necessidades da sua gata. Pode inclusive dar a cada 2 ou 3 dias alguma porção de frango ou atum para contribuir com mais nutrientes à sua dieta. Ainda que o mais importante é que coma e esteja saudável, deve prestar atenção para não engordar em excesso porque pode pôr em risco a sua saúde se comer demais.

4

Com o passar dos dias a gata começará a produzir menos leite porque os bebês começam a crescer e as suas exigências de leite diminuem. A amamentação é um processo que dura no máximo 2 meses, depois se produzirá o momento conhecido como o desmame, quando as crias começarão a precisar de alimento sólido.

Em 4 semanas poderá introduzir de forma gradual a ração que habitualmente sua gata comia. Se ganhou um pouco de peso e não está saudável, será melhor falar com o veterinário para considerar uma ração especial de dieta.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alimentar a minha gata após o parto, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.