Como alimentar as tartarugas de água

Como alimentar as tartarugas de água

As tartarugas de água são excelentes animais de estimação, mas como qualquer outro animal precisam de cuidados e atenções especiais para se manterem sempre saudáveis. E um dos aspectos que mais costuma preocupar os donos é a sua alimentação, e nem sempre é tão evidente que tipo de comida podemos dar e como combiná-la. Por isso, em umComo.com.br esclarecemos as suas dúvidas a este respeito e explicamos como alimentar as tartarugas de água para garantir assim a sua saúde.

Passos a seguir:
1

Os alimentos comerciais vendidos nas lojas de animais são uma grande alternativa para alimentar as tartarugas aquáticas, pois costumam ser nutricionalmente corretos e proporcionam tudo o que elas precisam para crescer saudáveis.

No entanto, é possível que a sua tartaruga decida não comer, algo muito comum se o animalzinho foi capturado recentemente ou se não esteve antes acostumado a este tipo de comida. Não se esqueça que no seu estado natural são herbívoras ou onívoras, dependendo da espécie. Nesses casos devemos optar por outras soluções.

2

Se a sua tartaruga não quer comer o alimento comercial, ou você deseja misturar sua comida empacotada com produtos mais naturais que a façam sentir em seu ambiente natural, pode optar por várias das alternativas que damos a seguir.

A primeira, e mais simples, são os vegetais, é bom lembrar que estes animais apreciam bastante este tipo de comida. Pedaços pequenos de alface, cenoura, couve ou pepino, podem transformar-se em um delicioso acompanhante para a nossa tartaruga, que com certeza saberá apreciá-los.

Se você observar que ela só come os vegetais e despreza o alimento comercial, é importante que continue tentando oferecer-lhe pelo menos uma vez por semana, pois após algum tempo muitas delas costumam começar ao comer.

3

Quanto à proteína animal, o peixe é uma alternativa muito simples de conseguir, pois você pode dar para à sua tartaruga aquática um pouco do mesmo que compra para a sua casa, tendo sempre em conta que não seja muito salgado e que esteja cru.

Antes de dar o peixe para a tartaruga é conveniente lavá-lo muito bem para tentar tirar a gordura que possa ter. No entanto, é bom que você saiba que o peixe cru costuma sujar muito a água, razão pela qual será necessário trocá-la depois que o animal comer. Evite dar-lhe pescados azuis (atum, salmão, sardinha) pois contam com mais gordura e vão sujar mais a água.

4

Os grilos são também uma excelente alternativa para alimentar as tartarugas de água. Cheios de nutrientes e vitaminas, podem conseguir-se facilmente nas lojas de animais especializadas em répteis, e as tartarugas aquáticas normalmente gostam muito. As quantidades dependerão da espécie e do tamanho da tartaruga, de modo que, nestes casos, o melhor é consultar um especialista.

5

Outra boa alternativa para variar a dieta da sua tartaruga aquática são as larvas, também fáceis de conseguir em lojas especializadas em alimentação de répteis. São um grande aporte nutricional e para o animal serão deliciosas.

6

No geral os insetos pequenos são uma boa alternativa para alimentar a tartaruga aquática, permitindo-lhe sair um pouco do típico alimento comercial. Isto evitará especialmente que se cansem. As formigas médias ou aranhas de casa, que costumamos encontrar na nossa casa, podem tornar-se um banquete para nosso animal de estimação.

7

Estas são algumas boas sugestões, mas se você tem alguma dúvida relativa às quantidades de comida que deve dar para a sua tartaruga aquática, o melhor é consultar um especialista que o oriente da forma correta.

8

Além da alimentação das tartarugas de água, deve ter em conta diferentes aspetos referentes ao seu cuidado, entre os quais se destacam as seguintes indicações:

  • A água que colocar dentro do aquário das suas tartarugas, deve ser suficientemente funda para que o animal possa nadar comodamente.
  • É imprescindível colocar um pedaço de terra no aquário para que a sua tartaruga de água possa descansar e tomar sol.
  • É importante que coloque o aquário da sua tartaruga num canto da sua casa onde haja luz solar.
  • A temperatura do aquário deve oscilar entre os 26 e os 28 graus. É importante que a temperatura nunca baixe dos 25 porque poderia fazer com que a sua tartaruga acabe por adoecer.
  • A água do aquário dever estar sempre limpa para prevenir o contágio de doenças no seu animal de estimação.

Em umComo damos-lhe mais conselhos sobre como cuidar de uma tartaruga de água e conseguir que o seu animalzinho viva de forma saudável.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alimentar as tartarugas de água, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.