Como alimentar as tartarugas de terra

Como alimentar as tartarugas de terra

As tartarugas de terra são grandes animais de estimação, mas como qualquer outro animal precisam de atenções e cuidados para crescerem saudáveis. Um dos aspetos mais importantes a ter em conta é a sua alimentação, que deve ser variada e nutritiva e não unicamente baseada em poucas opções. Em umComo.com.br explicamos-lhe como alimentar as tartarugas de terra para que se mantenham sempre saudáveis.

Passos a seguir:
1

As tartarugas de terra são animais omnívoros, o que quer dizer que se alimentam tanto de frutas e vegetais como de outros animais, pelo que para as manter saudáveis devemos oferecer-lhes uma dieta variada e altamente nutritiva, assim evitaremos doenças na sua pele e carapaça e outras complicações.

2

Embora muitos donos de tartarugas de terra pensem que a alface é o alimento predileto deste animal, há muitos vegetais que oferecem mais vitaminas e melhores contribuições nutricionais. Por isso, recomendamos incluir na dieta da sua tartaruga terrestre opções como a cenoura ralada, o tomate picado, o milho em grãos, a abóbora picada, o espinafre, o brócolo ou a couve-flor, sempre frescos e crus.

3

As frutas são uma iguaria bastante apreciada pelas tartarugas terrestres, por isso é conveniente adicioná-las à sua alimentação. As maçãs vermelhas cortadas, a banana, o damasco, a melancia ou um pouco de abacaxi não muito ácido são excelentes alternativas.

4

Ao serem omnívoras, as tartarugas de terra necessitam de uma pequena contribuição de proteína animal, alternativas como os caracóis, as larvas e os insetos pequenos convertem-se em opções deliciosas para o nosso animal de estimação, que podemos dar-lhe de vez em quando.

5

É importante que além destes alimentos, nunca falte água limpa à sua tartaruga de terra. Recomenda-se mudá-la todos os dias e deixá-la num recipiente protegido do sol e de outros animais de casa.

6

É importante que os alimentos estejam sempre bem lavados, servidos num recipiente e cortados num bom tamanho, desta forma evitamos que a tartaruga coma demasiada terra ou que gaste demasiado tempo a tentar consumir o alimento.

7

Antes de dar estes alimentos à sua tartaruga terrestre, é conveniente consultar um veterinário ou especialista, pois dependendo do tipo de tartaruga pode haver um ou outro alimento que não seja recomendável dar-lhe. Além disso, poderá consultar a ração segundo a idade e a raça da sua tartaruga.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alimentar as tartarugas de terra, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.