Como alimentar filhote de pombo

Como alimentar filhote de pombo

Você provavelmente já se deparou com uma pomba machucada. O animal tomou conta das grandes cidades e é até considerado uma praga do mundo moderno. Mesmo assim, ao encontrar um animal indefeso na rua, a nossa primeira reação é ajudá-lo. Ao mesmo tempo em que temos vontade de abrigar a ave, muitas dúvidas surgem. Quando é um filhote, essas dúvidas são duplicadas.

A forma mais básica de cuidar de um animal é alimentando-o. Mas é preciso cuidado. Um filhote de pomba ainda está muito frágil e, assim como qualquer bebê, precisa de atenção 24 horas.

Para tirar essas dúvidas, nós do UmCOMO explicamos como alimentar um filhote de pombo.

Vai precisar de:
  • Seringa pequena
  • Leite em pó
  • Cereais
  • Ração de cachorro premium
  • Água

Recém-nascido

Por ser um filhote de pombo, o animal tem uma dieta bem diferente. A ave precisa de uma alimentação balanceada para continuar crescendo com saúde. Se o filhote está com os pelos amarelos e ainda nem abriu os olhos, é um recém-nascido. Nesta época da vida, eles ingerem um alimento que os pais formam no papo: um leite altamente nutritivo e cheio de proteínas. É esse leite de papo que satisfaz as necessidades do filhote de pombo.

Há fórmulas em pet shops que imitam o alimento formado no papo dos pais. Além disso, é importante não dar águas a eles. Filhotes de pombo que são recém-nascidos se afogam com muita facilidade. Continue lendo para saber como alimentar filhote de pombo.

Cerca de 20 dias de vida

Se ele já tem plumas, o filhote de pombo que você encontrou tem de 10 a 20 dias de vida. Continue mantendo-o aquecido até que seu corpo esteja cheio de penas e ele consiga se aquecer sozinho. Além disso, continue protegendo-o de possíveis correntes de ar, principalmente à noite.

Neste momento, você deve alimentar o filhote de pombo com leite em pó misturado com cereais, água e ração de cachorro de boa qualidade. Misture tudo até que forme um purê bem líquido. O ideal é que tenha sabor de arroz ou frango.

Como alimentar

Para alimentar filhote de pombo, você deve comprar uma seringa pequena e dar de três a quatro doses ou 25 ml por refeição. O procedimento deve ser feito a cada três horas, aproximadamente.

O filhote de pombo recém-nascido vai estar estressado e com muito medo. Por isso, ele deverá se mexer bastante e tentar escapar. Caberá a você tentar acalmá-lo e passar o recado de que você irá alimentá-lo, e não fazer mal.

Na primeira hora de contato, cuide dele e passe tranquilidade. Não faça movimentos bruscos nem force-o a fazer nada.

Próximos passos

Se tudo estiver indo bem e o filhote pombo tiver crescido, cerca de 20 dias depois você pode começar a incorporar algumas sementes, como trigo, soja e milho. Deixe os alimentos de molho em água quente por aproximadamente quatro horas para facilitar a mastigação e digestão. Ponha as sementes no bico da ave de forma suave e cuidadosa. Preste atenção na digestão e ofereça mais duas sementes, sem deixar de lado a mistura oferecida nos dias anteriores, mas em quantidades menores.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alimentar filhote de pombo, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Se as fezes estiverem esverdeadas e aguadas, o animal não está saudável. Procure ajuda.
  • Caso esteja com dúvidas, leve o animal a um centro veterinário para receber o atendimento correto.