Como alimentar um canário

Como alimentar um canário
Imagem: 3news.co.nz

Um dos pássaros mais comuns que a população tem como animal de estimação são os canários, pequenas aves originárias das Ilhas Canárias, de onde provem o nome. Caracterizam-se especialmente pelo seu canto (somente o dos machos), assim como também pela sua plumagem colorida. Cuidar de um canário não é necessariamente complicado, embora tenhamos de ter em conta algumas considerações, como é o caso da alimentação. Neste artigo de umComo.com.br explicamos-lhe detalhadamente como alimentar um canário.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, deverá destacar-se que os canários são granívoros, ou seja, a sua alimentação é à base de principalmente de grãos. Embora também possam ingerir outros elementos como frutas e legumes.

2

A alpista deverá ser o alimento fundamental dos canários, uma semente rica em hidratos de carbono que terá de misturar com outras sementes que tenham uma boa fonte de proteínas e outros nutrientes para o nosso canário.

3

Outras sementes comuns para alimentar um canário são:

  • Nabo
  • Semilha ou niger
  • Linhaça
  • Colza
  • Aveia
  • Cânhamo
4

A verdade é que poderá encontrar misturas de grãos ideias para os canários, em lojas especializadas. Mesmo assim, poderá fazer a mistura você mesmo, poderá misturar: 50% de alpista, 20% de semilha, 10% de colza vermelha, 10% de cânhamo, 6% de cardo, 2% de grumos de aveia e 2% de linho.

5

Por outro lado, é necessário que o canário coma vegetais e frutas para completar a sua alimentação, já que têm vitaminas e minerais básicos para a sua saúde. Pode dar ao seu canário: alface, repolho, cenoura, espinafre, maçã, laranja, banana...

6

Deverá lavar os vegetais e cortá-los em bocados pequenos para que o canário consiga comer melhor. Além disso, é indispensável que retire da gaiola aquilo que ele não come, substituindo e não deixar as frutas ou vegetais se ele não as comer.

7

Os pássaros devem ter algo para desgastar o seu bico e as suas patas para que não cresçam demasiado e lhes cause um problema. No caso do bico e especialmente nos canários, utilizam-se objetos como: ossos de sépia ou choco, uma pedra de cálcio ou outros objetos que poderá adquirir na loja de animais de estimação.

8

A água limpa e fresca é imprescindível para os canários, especialmente no verão. Certifique-se bastantes vezes que ele tem água no bebedouro para que possa beber e hidratar-se bem.

9

Com uma alimentação correta, os nossos pássaros mantêm-se saudáveis e podemos evitar que contraiam alguma das doenças mais comuns nos canários. No caso do seu animal de estimação ter um aspecto ou comportamento estranhos, leve-o ao veterinário.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alimentar um canário, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Em caso de dúvida, consulte o seu veterinário.