Como alimentar um filhote de labrador

Como alimentar um filhote de labrador

Tem um filhote de labrador em casa? Então é provável que tenha surgido uma questão básica a respeito do seu cuidado: o que dou de comida? É normal que surjam estas dúvidas pois os labradores são cães que ficam muito grandes e que precisam de cuidados específicos para poder assegurar um crescimento saudável com a quantidade certa e equilibrada de comida. Neste artigo de umComo queremos ajudar na criação de seu novo membro da família, por isso contamos a você como alimentar um filhote de labrador indicando o tipo de comida, a frequência e a quantidade recomendada.

Passos a seguir:
1

O primeiro aspecto que abordaremos neste artigo é o tipo de comida que deve dar ao seu filhote de labrador. Tem que saber que é recomendável que nos primeiros quarenta dias o cachorro esteja com sua mãe já que o leite materno é a melhor fonte de nutrientes que o animal poderá ter. As primeiras 48 horas de amamentação é quando a mãe transmite uma grande quantidade de defesas às suas crias e nutrientes essenciais para que cresçam de forma saudável e forte.

Caso não possa deixá-lo com a sua mãe nesta primeira etapa, se aconselha alimentar com um leite especial para filhotes que poderá encontrar em lojas especializadas ou em seu veterinário.

2

Com um mês ou mês e meio, aproximadamente, os filhotes de labrador começam a ter os dentes que são muito afiados e, portanto, a mãe começará a recusar a dar de mamar. Este período conhece-se como "desmame" e a mudança de alimentação deve ser realizada de forma progressiva: primeiro troca o leite materno pelo leite especial para filhotes, depois começamos a dar papas de desmame (que também encontrará em lojas especializadas de animais) e, finalmente, já poderá começar a dar ração para seu cão.

A ração adequada para o labrador desta idade deve ser a especial para filhotes de raças grandes; desta forma, estará alimentando o seu pet com os nutrientes essenciais para o seu crescimento. Recomenda-se que nesta etapa não se dê ao cão nada mais que ração: nem arroz, nem presunto... O motivo é que o estômago dos filhotes de labrador é muito delicado e pode facilmente ter uma indigestão ou vomitar.

3

Outro ponto fundamental na alimentação de um filhote de labrador é a frequência das refeições. Tem que ter em conta que nos primeiros meses de sua vida deverão comer de quatro a cinco vezes ao dia em porções pequenas, para que tenham nutrientes sem chegar a empaturrarem-se.

Mas a partir do terceiro mês deverá reduzir as quantidades e dar ao seu filhote de labrador 3 refeições ao dia distribuídas em café da manhã, almoço e jantar; a partir dos 6 meses deverá diminuir a frequência e limitá-la a 2 vezes diárias, ao meio dia e à noite. Depois, os labradores costumam comer apenas 1 vez ao dia dependendo de suas necessidades físicas e pessoais, por isso é importante ir a um veterinário para que te assessore.

4

Outro dos aspectos que deve ter em conta para saber alimentar um filhote de labrador é a quantidade de comida que precisa. Tem que ter em conta que a quantidade vai aumentando em função do crescimento de seu cão, pois seu corpo cada vez é maior e requer mais energia para funcionar. Assim, as quantidades aproximadas são as seguintes:

  • A partir dos 40 dias: é o momento que o cão desmama, portanto, aqui as refeições estarão repartidas em 4 ou 5 vezes e a quantidade diária recomendada é de 300 gramas.
  • A partir dos 3 meses de idade: aqui reduzem-se as refeições para 3 diárias e é o momento de aumentar a dose que damos até às 400 gramas.
  • A partir dos 6 meses: é quando damos de comer só 2 vezes ao dia mas a quantidade aumenta até 500 gramas diárias.
  • Adulto: quando um labrador já é adulto, a quantidade de alimento varia dependendo de seu corpo, seu estilo de vida e suas necessidades. Mas, aproximadamente, o valor fica entre as 500 ou 600 gramas; no entanto, deverá verificar com um veterinário para poder alimentar seu cão como precisa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alimentar um filhote de labrador, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.