Partilhar

Como alimentar um gatinho abandonado

Por Nelia Oliveira. Atualizado: 26 janeiro 2017
Como alimentar um gatinho abandonado

Se encontrou um gatinho abandonado é importante levá-lo ao veterinário assim que possível para que lhe faça uma avaliação do seu estado de saúde. Se o gatinho estava sozinho é possível que a sua mãe o tenha abandonado por algum problema de saúde que a gata tenha detectado intuitivamente. Se encontrou uma ninhada ou um gatinho numa bolsa ou numa caixa, certamente que não haverá nenhum problema de saúde. O mais habitual é que o gatinho esteja miando, isto acontece porque tem frio e fome e há que agir rapidamente uma vez que o veterinário nem sempre está aberto nem ao virar da esquina. A primeira coisa a fazer é aquecê-lo. O normal é que perante esta primeira sensação de calor o gatinho de tranquilize e deixe de miar. Em seguida deve alimentar o gatinho, para o fazer veja os seguintes conselhos neste artigo de umComo.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como alimentar um gato bebê
Passos a seguir:
1

Os gatinhos abrem os olhos depois de uma semana de vida, por isso se o gatinho abandonado que encontrou tem os olhos fechados, quer dizer que tem poucos dias de vida e não deve dar-lhe alimentos sólidos.

2

O leite de vaca não é uma boa opção para os gatos. Nas lojas especializadas e nos veterinários vendem leite em pó feito especialmente para gatinhos. Para sair improvisar pode dar-lhe leite desnatado, ou leite em pó para bebês de 0 a 3 meses, ou leite sem lactose misturado com uma gema de ovo. Qualquer destas opções é preferível que o leite de vaca.

3

Aqueça um pouco o leite que vai dar ao gatinho. Não aqueça muito, deve estar morno, não quente.

4

Introduza o leite em uma seringa e dê ao gatinho na boca. Pressione muito pouco a seringa para que o leite saia muito lentamente da seringa. Deixe que o gatinho vá sugando sozinho.

5

Deve sempre alimentar o gatinho com a boca para baixo, nunca com a boca para cima.

6

A quantidade de leite a administrar pode variar muito de um gatinho para outro. Em termos gerais será 15 ml de preparado por 100 gramas de peso corporal para gatinhos que ainda não abriram os olhos e uns 20 ml de preparado por 100 gramas de peso para gatinhos que já abriram os olhos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alimentar um gatinho abandonado, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Recomendamos-lhe que se encontrar um gatinho abandonado o comunique às entidades regionais para que tentem encontrar o seu proprietário.

Escrever comentário sobre Como alimentar um gatinho abandonado

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Krysthian
Olá, gostaria de saber qual o intervalo de alimentação para gatos que estão em seus primeiros meses..

Como alimentar um gatinho abandonado
Como alimentar um gatinho abandonado

Voltar ao topo da página