Partilhar

Como alimentar um gato adulto

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como alimentar um gato adulto

As necessidades alimentares de um gato adulto variam em relação às de um cachorro. Um gato atinge a idade adulta com 12 meses, ainda que possa atingir a maturidade sexual antes. Quando um gato atinge sua idade adulta, é possível que tenha um comportamento menos ativo. Isto não tem que acontecer sempre. Para que nosso felino se mantenha forte e saudável, devemos dar-lhe uma comida que lhe proporcione os nutrientes fundamentais, como proteínas, vitaminas, minerais, gorduras e carboidratos. Para além disso, devemos ter a certeza que o nosso gato tem sempre água disponível. Em umComo.com.br explicamos como alimentar um gato adulto.

Também lhe pode interessar: Como alimentar meu gato
Passos a seguir:
1

Devemos considerar a raça do nosso gato, bem como detectar se é ativo ou tranquilo. Isto interfere de forma direta no tipo de comida que lhe vamos dar. Caso se trate de um gato ativo, brincalhão e que permaneça habitualmente em movimento, a melhor opção é dar uma alimentação mais rica em gorduras. Pelo contrário, se costuma ser um gato tranquilo, a dieta que melhor se adaptará para evitar que aumente de peso é a baixa em gorduras. Da mesma forma, um gato filhote, esterilizado ou gata grávida deverá ter uma alimentação diferente, que se adapte às suas necessidades.

2

Alguns gatos gostam da comida umedecida, enquanto que para outros é indiferente, comendo a seca sem problema. Você pode tentar dar-lhe as duas para detectar aquela com a qual ele responde melhor ao comer. É importante garantir que a comida proporcione os elementos nutricionais nomeados no começo, tanto se tratando de comida umedecida como seca. Também devemos observar que a comida seca aguenta mais tempo fora da sua embalagem, por isso se o nosso gato não comer toda a quantidade de vez, a seca se conservará em bom estado por mais tempo. Tente dar comida em temperatura ambiente e evitar servir comida muito fria ou quente.

Como alimentar um gato adulto - Passo 2
3

Ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, os gatos são totalmente carnívoros. Um gato com uma alimentação à base de produtos vegetais pode desenvolver diferentes doenças como cegueira e outros problemas que podem, inclusive, provocar a sua morte. É por isso que devemos alimentar o nosso felino com carne ou peixe.

4

Outro falso mito sobre os gatos é que adoram leite. Está comprovado que depois de superada a etapa da lactância, os gatos perdem progressivamente a enzima responsável por transformar a lactose em glicose, chamada lectina. É por isso que o nosso gato deve beber exclusivamente água.

Como alimentar um gato adulto - Passo 4
5

Algumas pessoas dão restos de comida para o seu gato. A princípio pode não parecer prejudicial para a sua saúde, já que pode se tratar de restos de carne ou verduras. Devemos considerar que o nosso gato deve seguir uma dieta equilibrada, dando-lhe a mesma quantidade de comida todos os dias e, se possível, na mesma hora. Se o nosso gato comer restos de comida, pode desenvolver sobrepeso, além de ter problemas devido a alimentos que não lhe caem bem.

6

Um gato adulto costuma comer duas vezes por dia, com a quantidade adequada em cada refeição. Há pessoas que optam por deixar a comida na tigela desde de manhã para que o gato decida quando comer. Esta opção pode ser certa nos casos em que o gato não apresenta ansiedade ao comer. Se, pelo contrário, vemos que o nosso gato come tudo de uma vez e depressa, será melhor dar-lhe menos comida em mais vezes, observando que o total de comida que lhe dermos seja a mesma do que se o fizéssemos em duas vezes. É importante saber educar seu gato, tanto em sua alimentação como em outros aspectos.

Como alimentar um gato adulto - Passo 6
7

Um veterinário pode ajudar você a ajustar a alimentação do seu gato de acordo com a sua idade, raça e peso, bem como possíveis doenças que ele possa sofrer. Por isso, se quiser ter certeza de que seu gato come a quantidade adequada, não hesite em procurar um especialista em animais para saber como alimentar o seu gato adulto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alimentar um gato adulto, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como alimentar um gato adulto

Como alimentar um gato adulto
1 de 4
Como alimentar um gato adulto

Voltar ao topo da página