Como alimentar um gato bebê

Como alimentar um gato bebê

Um gato pequeno precisa de proteção e ternura, mas entre os novos donos surge sempre a dúvida sobre qual será a melhor forma de o alimentar, pois isso dependerá se o animal foi ou não desmamado, por isso e para dissipar as dúvidas, em umComo.com.br damos-lhe algumas sugestões sobre como alimentar um gato bebê.

Passos a seguir:
1

Se por algum motivo encontrar um gato demasiado pequeno, ou recém nascido, que claramente ainda não foi desmamado, deve saber que apenas o poderá alimentar com leite. Os especialistas indicam que se deve procurar num veterinário um leite do tipo materno, para que o animal o possa processar, mas em caso de emergência o leite desnatado também funciona.

2

Devido ao animal ser muito pequeno e porque possivelmente o biberão mais pequeno que encontrar num veterinário é muito grande para ele, o melhor é alimentá-lo com uma seringa de 3 centímetros cúbicos sem a agulha, coloque o leite na seringa até ao topo e vá pressionando a seringa lentamente para que o animal possa beber o leite, até ficar satisfeito.

3

Se o gatinho tem menos de 15 dias, deve comer a cada 3 horas, se tem entre 15 dias e um mês, a cada 4 horas, se tem entre um mês e um mês e meio a cada 4 a 6 horas, nesta última fase já poderá beber o leite num prato, maiores de um mês meio pode incorporar os alimentos sólidos misturando-os com o leite ou com água, tipo pasta.

4

Se o seu gato está desmamado deve alimentá-lo com comida especial para filhotes, que contêm todos os benefícios e nutrientes que precisa para crescer, consulte o seu veterinário sobre a necessidade de misturar a comida com um pouco de água ou leite.

5

Se encontrar um gato recém nascido na rua, não só o deve alimentar mas também o deve estimular para que defeque e urine, pois sozinhos não conseguem. A sua mãe é a encarregada de lamber a sua zona genital para produzir o estímulo, na ausência dela, molhe um pouco de algodão com água morna e passe-o pelos seus genitais e pelo ânus, se não o fizer o gatinho corre o risco de morrer.

6

Perante qualquer dúvida consulte um veterinário.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alimentar um gato bebê, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.