Partilhar

Como alimentar um gato esterilizado

Como alimentar um gato esterilizado

Para controlar a taxa de natalidade e diminuir o numero de abandono animal, muitas pessoas decidem esterilizar o seu gato ou gata, é uma decisão inteligente especialmente se não poder ter mais que um animal de estimação em casa. Este procedimento ajuda também a diminuir a territorialidade e comportamentos agressivos, no entanto o nosso animal corre o risco de se tornar obeso, por isso neste artigo de umComo.com.br explicamos como alimentar um gato esterilizado.

Também lhe pode interessar: Como alimentar um gato adulto
Passos a seguir:
1

Após a esterilização, o gato diminui a secreção de hormonas sexuais, o que aumenta o apetite. Nos primeiros meses depois da cirurgia o animal pode comer entre 20% a 25% a mais do que comia antes, mesmo que gaste menos energia e se torna mais passivo.

2

Se não regulou a quantidade de comida durante os primeiros dias após da intervenção e reparar que o animal tem engordado, é provável que o seu gato esteja obeso, uma situação que pode por em risco a saúde do seu animal de estimação.

3

Se o seu gato foi esterilizado deve tomar nota e regular melhor a quantidade de alimento que lhe dá, pois o apetite aumenta mas o gato torna se menos ativo. Esta medida deve ser tomada logo após da cirurgia. Não aumente as proporções antigas pois agora o alimento é absorvido mais lentamente.

4

Se costuma dar biscoitos ou outro tipo de recompensa alimentar ao seu gato, deve moderar isso, pois esses "prêmios" podem fazer com que o seu animal ganhe uns bons quilos a mais sem haver necessidade.

5

Deve incentivar o seu gato a ser mais ativo. Ao contrario dos cães, não podemos ir passear o gato, por isso deve brincar em casa com ele com ajuda dos seus brinquedos, encorajando a correr atrás de um objeto que ele goste de forma a que se mova um pouco.

6

Lembre se de escolher alimentos de qualidade que irá fornecer todos os nutrientes que necessita. Pergunte ao seu veterinário se há algum tipo de comida recomendado especialmente para gatos que foram esterilizados.

7

Se o seu gato ganhou peso deve consultar o seu veterinário para o ajudar a criar um plano de alimentação para perder peso, lembre se que a obesidade é um assunto sério e que pode levar o seu animal a sofrer de diversos problemas de saúde.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alimentar um gato esterilizado, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Após a esterilização do animal consulte o seu veterinário e siga as recomendações nutricionais para manter o seu gato em forma.
  • Um gato esterilizado requer muitos cuidados alimentares para que o mesmo possa ter uma vida saudável e feliz.

Escrever comentário sobre Como alimentar um gato esterilizado

1 comentário
Teresa Silva
Tenho um gato siamês com 1 ano e foi atropelado à 15 dias levei o ao veternário e recoperou um pouco mas agora come muito pouco e anda muito triste o que faço?

Como alimentar um gato esterilizado
Como alimentar um gato esterilizado

Voltar ao topo da página