Como alimentar um hamster

Como alimentar um hamster

Os hamsters são animais de estimação muito populares que podemos encontrar em muitos lares. Trata-se de roedores da família dos cricetídeos, originários da Síria, da Ásia Menor e do Cáucaso. Muitos pais optam por estes pequenos mamíferos como primeiro animal de estimação para seus filhos por serem mais fáceis de criar do que os clássicos gatos e cachorros. Neste artigo de umComo.com.br veremos como alimentar um hamster.

Passos a seguir:
1

Alimentar um hamster é realmente simples. O primeiro a ter em conta é que são animais omnívoros e, portanto, sua alimentação é muito variada. Nas lojas podemos encontrar alimento específico para eles conhecido como ração balanceada. Esta contém sementes de girassol, sementes, milho e uma série de outros componentes secos.

Imagem: fortaleza.tudotemos.com
2

Mas nós mesmos podemos elaborar a alimentação deles. Para isso teremos em conta que a base são sementes, cereais e frutas secas. Neste grupo podemos citar aveia, cevada, trigo, girassol, milho, amendoim, avelãs, passas, nozes, gergelim, linhaça, sorgo, arroz, lentilhas, sementes secas de melancia e melão, etc.

Imagem: cocinasemana.com
3

Em menor medida devemos incluir em sua dieta frutas (maçã, banana, pera, pêssego) e verduras (abobrinha, aipo, alface, tomate, pepino) que lhes proporcionarão vitaminas. Você terá de lavá-las bem para eliminar restos de pesticidas.

Imagem: portaldepaulinia.com.br
4

Para as proteínas de que precisam podemos recorrer à comida seca que é dada aos cachorros, que é conhecida como croquetes. Também podemos dar-lhes pedacinhos de salsicha, alguma larva da farinha, pedacinhos de carne de frango, etc.

5

Nos roedores o crescimento de seus incisivos é constante. Pode acontecer que se sua alimentação for macia demais, o hamster morda desesperadamente as barras da sua gaiola ou os elementos plásticos que tiver. O melhor remédio para evitar isso é introduzir um pedacinho de osso nela. Se possível com um pouco de carne, assim complementaremos sua alimentação.

6

Se lhe for dar um alimento novo, deve ser feito pouco a pouco, para que ele vá se acostumando e para não prejudicar sua digestão. Entre os alimentos que podemos evitar dar-lhe estão as frutas cítricas, alhos, cebolas, os que tiverem açúcar, sal ou gordura em excesso e os que contiverem especiarias.

7

Quanto à quantidade, deve-se ter em conta que os hamsters têm um duplo bucho e que podem comer até enchê-los ao máximo e quando não cabe mais, podem ocultar comida enterrada pelo chão de sua gaiola, de modo que é conveniente não colocar ao seu alcance um excesso de comida.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alimentar um hamster, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.