Partilhar

Como alimentar um porquinho-da-índia

Como alimentar um porquinho-da-índia

Se tem em casa um porquinho-da-índia ou está a pensar adquirir um, deverá saber que a sua alimentação é um dos principais cuidados que terá de ter. Um porquinho-da-índia alimentado de forma saudável e variada terá mais saúde e ficará mais bonito, enquanto se apenas lhe der ração, pode ficar doente. Deverá ter em conta que estes animais não produzem vitamina C por si mesmo, de forma que será necessário dar-lhe alimentos que contenham este nutriente. Se quer saber mais sobre o tema, não perca este artigo de umComo.com.br sobre como alimentar um porquinho-da-índia.

Também lhe pode interessar: Como escolher um porquinho-da-índia
Passos a seguir:
1

Os porquinhos-da-índia são animais herbívoros, e a sua alimentação deve ser composta por:

  • Feno de qualidade à sua disposição 24 horas por dia
  • Uma boa ração rica em vitamina C
  • Frutas e verduras frescas
2

Desta forma, o nosso animal de estimação deverá seguir uma dieta equilibrada, onde os cereais, sementes bem como o feno, serão a fonte de hidratos de carbono e fibra. Enquanto que os vegetais ajudam a cobrir as suas necessidades vitamínicas e parte dos líquidos necessários.

3

Por outro lado, será indispensável que os porquinhos-da-índia desponham sempre de água limpa para poderem beber. É recomendável água com baixo teor de sódio, porque estes animais são propensos a produzir pedras nos rins e uma água com um alto teor de sódio vai favorecer a sua aparição.

4

A alfafa é um alimento que se recomenda para as fêmeas durante o período de gestação ou quando estão a amamentar, bem como para crias jovens ou adultos com problemas de alimentação. De resto não deverá ser dada em demasia, porque poderá causar-lhes problemas.

5

Não devemos alimentar o nosso porquinho-da-índia com: alimentos da dieta humana como carne, ovos, produtos láteos e seus derivados, produtos enlatados, em conserva, congelados... Também não lhes deve dar, abacate, chocolate, cogumelos, batatas, cebolas, alhos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alimentar um porquinho-da-índia, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como alimentar um porquinho-da-índia

O que lhe pareceu o artigo?
15 comentários
Cristina
Ola Boa tarde! Tenho 2 porquinhas da india a Juju e a Lili, hoje estao com 3 anos. Deixo elas soltas, vivo limpando a sujeira delas que e constante rs., mas a Lili por ser mais peludinha vive sujando o rabinho, ai lavo no tanque a bundinha dela, ela e meiga mas percebi que esta reclamando qndo.faço essa higiene nela, estou preocupada, medo de ser tumor. Quero saber se esses animais tem facil esse tipo de doença, pois ja tivemos hamiters e sei que eles tem. Fico aguardando. Obrigada.
Cah
Oi tudo bem ?! o correto é que as porquinhas tenha um cercadinho com forraçao de soft e toalha por baixo, para nao se sujarem como sua porquinha, e nao correrem risco de ficar doentes devido ao frio do piso, e que ninguem pise nelas. Outra coisa também é que nao pode-se ficar lavando direto os porquinhos, pois sao muito sensiveis a mudança de temperatura e podem ficar doentes, além de ficarem propensos a micoses na pele enquanto umidos. Entre na comunidade porquinho da india brasil no facebook que lá tem várias explicaçoes sobre os porquinhos, ajuda quando ficam doentes, além de dicas de alimentaçao e manejo dos porquinhos ! Cui cui!
isaias silva
dou para meu porquinho da india cenoura, coentro cortado, couve e uma ração , mas eles não gostam muito da ração, só mais das verduras, o que devo fazer ?
Gibson
Leva tempo até se acostumarem com a ração :)
Cah
De raçao especifica para porquinhos da india, como a nutricobaia e nutropica.
Aneilton
olá. Meu proquinho da índia esta sem apetite e só fica encolhidinho na casinha,e esta com diarreia. O que faço?
Sara
Olá António, muito obrigada pelo seu comentário e boa sorte :)
Antônio Lucas
muito legal!!! eu tenho planos para ter um
Sara
Gustavo obrigada pelo comentário, ainda bem que conseguimos ajudar :)
gustavo
eu gostei tenho dois em casa e esse site me ajudou a como cuidar deles
Luis Fernando
A minha porquinha-da-índia, nunca bebeu água e nunca quis. E ela está boa, já tem mais de 3 anos. Água pra ela só mesmo a do banho. É normal?
Editor umComo.com.br
Obrigado pelo comentário! Valeu!! :)
aninimo
só demora um pouquinho para ser publicado mais em fim parabéns pelo site que vc fez (adorei e é bastante informativo para algumas coisas!)

Como alimentar um porquinho-da-índia
Como alimentar um porquinho-da-índia

Voltar ao topo da página