Como alimentar uma andorinha bebê

Como alimentar uma andorinha bebê

As andorinhas são aves da família Hirundinidae, ou seja, não há a apenas uma espécie de andorinha, e sim mais de 70 tipos. É por isso que elas podem ser avistadas em diferentes cores e plumagens, ainda que, de forma geral, as adultas medem cerca de 8 cm, com uma envergadura que pode variar de 8 a 20 cm. Elas têm uma expectativa de vida de 8 anos. Apesar de serem migratórias, são aves que estão muito à vontade no meio urbano. Isso explica porque não é raro encontrá-las pelas cidades, onde montam seus ninhos feitos de palha e penas e, consequentemente, ficam expostas a incidentes. Então, se encontramos um filhote de andorinha ferido e não sabemos onde está o ninho, podemos cuidar dele antes de voltar a libertá-lo na natureza. Se o deixarmos livre antes de estar completamente curada, será difícil sobreviver. Para te ajudar, neste post do umCOMO explicamos como alimentar um filhote de andorinha, para que ela possa voltar ao seu habitat natural o quanto antes.

Filhote de andorinha

As andorinhas costumam botar de 3 a 5 ovos, que ficam em período de incubação por cerca de 25 dias. Após o nascimento os filhotes são alimentados pelos progenitores (mãe e pai) com pequenos insetos por, aproximadamente, 25 dias. Então, os filhotes de andorinha começam a deixar o ninho após um mês e passam a se alimentar sozinhos, como explicamos a seguir.

Portanto, se você encontrou um filhote de andorinha saiba que até o primeiro mês de vida ele é 100% dependente dos pais para se alimentar. Portanto, se você o encontrou pelo chão dê uma olhada para ver se o ninho não está por perto para que possa ser devolvido. Caso contrário, é importante mantê-lo em um local aquecido, como se fosse o um ninho, você pode improvisar com algum tecido suave como algodão ou uma meia, por exemplo. O ideal é procurar assistência veterinária para os cuidados adequados.

O que andorinha come?

Elas são aves insetívoras. Na natureza as andorinhas são conhecidas pelo seu hábito de alimentação aérea, caçando insetos no ar. Sobrevoam campos e podem comer bichinhos como formigas, cupins e outros insetos voadores através do seu pequeno bico que se abre em pleno voo, impulsionado pelo corpo fusiforme delas e asas maiores do que o corpo. Apesar do biquinho, elas têm uma boca grande, bem perceptível quando aberta, por sinal.

Como alimentar filhote de andorinha

  1. A primeira coisa que fazemos, após a cura da ferida do filhote, é ir a uma loja especializada para comprar ração para filhotes de aves insectívoras. É um produto que não será difícil de encontrar.
  2. Também temos que comprar uma seringa especial que utilizaremos para administrar a comida em pasta, misturada com água.
  3. Quando der a comida para a andorinha engolir, devemos fazer movimentos suaves para evitar que ela entre em pânico e ela se recuse a comer.
  4. Embora seja normal, se ela está com fome, a andorinha abre instintivamente o bico, alguns filhotes não vão abrir o bico, então, somos nós que temos que abri-lo. Devemos proceder com cuidado para evitar causar danos ao animal e também para não nos picar.
  5. Depois de preparado, vamos inserir a seringa ligeiramente no bico do animal e empurrar lentamente para que a massa misturada com água, entre na garganta da andorinha.
  6. Dê ao filhote cinco ou seis doses diárias de massa alimentícia misturada com água. Também pode deixar um recipiente com água para ela beber sozinha quando quiser.
  7. Quando terminar de dar de comer ao filhote de andorinha devemos limpar os bicos para evitar qualquer infecção e também verificar que a massa não obstrua as narinas do animal.

Esteja atento a presença de gatos e outros possíveis predadores. Uma vez que você perceba que o filhote de andorinha esteja curado, mantenha a gaiola aberta ou o ninho em um local de fácil acesso ao exterior para que ele possa voar quando quiser. Lembre-se que as andorinhas são animais silvestres que não podem ser domesticados e a sua posse ilegal é considerada crime, segundo o IBAMA. [1]

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alimentar uma andorinha bebê, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Visite um veterinário para saber mais detalhes.
  • Lembre-se que as andorinhas são pássaros silvestres e, por lei, não podem ser mantidas em cativeiro.
Referências
  1. PERITOANIMAL. 49 animais domésticos: definição e espécies. Disponível em: <https://www.peritoanimal.com.br/49-animais-domesticos-definicao-e-especies-23221.html/>. Acesso em 15 de maio de 2020.
Bibliografia
  • MAQUEDA, Ana Diaz. ExpertoAnimal. Tipos de golondrinas - Características y alimentación. Disponível em: <https://www.expertoanimal.com/tipos-de-golondrinas-caracteristicas-y-alimentacion-24304.html/>. Acesso em 14 de maio de 2020.