Como amansar uma calopsita

Como amansar uma calopsita

Você sabe como amansar uma calopsita? Se a resposta for não, nós em UmComo.com.br te daremos algumas dicas valiosas para que você descubra como amansar sua calopsita de estimação. As calopsitas são excelentes animais de estimação, no entanto por vezes têm um temperamento um pouco rebelde, o que faz com que seja fundamental aprender a amansá-las.

Recomendações sobre como amansar sua calopsita

Para amansar uma calopsita arisca, você precisa ser bem dedicado, ter paciência e bastante tempo hábil para conquistá-la de forma que ela possa confiar em você e deixar que você interaja com ela, se não agir com cautela, acabará recebendo muitas bicadas e terá como consequência uma calopsita furiosa!

Se sua calopsita é acostumada a viver em gaiolas e cativeiros e não está acostumada ao contato com humanos, é melhor ir com calma! Vá estabelecendo um contato com ela aos poucos, deixe que ela se acostume com sua presença e vá, pouco a pouco, ficando mais a vontade com seu toque.

A melhor forma de atrair o pássaro para você, é colocando uma pequena quantidade de comida em sua mão, assim ela sairá da gaiola por vontade própria e se sentirá interessada em estar próxima de você.

Nunca solte a ave dentro de casa, mesmo com as asas cortadas isso pode ser algo muito perigoso e prejudicial a ave, visto que, ela pode acabar se machucando (pode torcer as patas, quebrando o bico e outros).

O recomendado é que você deixe a ave se acostumar totalmente com o ambiente de sua casa, lembre-se que é um ambiente totalmente novo para ela, que passou a vida inteira dentro de uma gaiola. Deixe-a conhecer sua casa e voar livremente, quando ela estiver bem acostumada, vá a um profissional especializado (preferencialmente um veterinário) e peça para que ele apare com cautela as asas da ave de uma forma que ela consiga voar porém, sem alcançar grandes alturas. Dessa forma ela poderá ficar cada vez mais a vontade com sua presença e se acostumará com sua casa.

Imagem: amigodepenas.webnode.com.br

Dê os primeiros passos para começar a amansar sua calopsita!

Vá com calma e não seja impaciente! Comece realizando movimentos lentos, dirija sua mão até a ave com a mesma fechada, nunca mostre totalmente os dedos porque a calopsita pode se assustar e se tornar arisca com o intuito de se defender de seus dedos.

Se você ainda não adquiriu sua calopsita, a dica é comprar uma calopsita bem jovem (de preferência um filhote), dessa forma ela ficará mais acostumada com você como se fosse parte de sua família.

Vale a pena ressaltar que mesmo as calopsitas mais mansas precisam de um tempo para descansar em um cantinho mais reservado, se você não respeitar os momentos de descanso da ave ela pode ficar muito estressada e poderá ficar doente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como amansar uma calopsita, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Você possui uma calopsita? Conte-nos sobre sua experiência com a ave, iremos adorar saber como é sua relação com esse lindo pássaro.