Partilhar

Como aproximar cães e gatos

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como aproximar cães e gatos

Existe um mito que diz que cães e gatos são inimigos naturais. No entanto, existem muitos casos em que as duas espécies se tornam amigas. A introdução de um novo pet em sua casa requer algum trabalho e paciência, pois eles nunca querem dividir sua atenção com um novo animal. Com disciplina, boa vontade e muito afeto você pode criar um ambiente em que os dois bichinhos se acostumem um ao outro. Sejam dois filhotinhos, um adulto e um filhote ou dois animais crescidos, existem estratégias para promover a harmonia entre eles. Saiba como aproximar cães e gatos nesse artigo do umComo.

Também lhe pode interessar: Como é a visão dos cães
Passos a seguir:
1

Se possível, apresente o gato e o cão enquanto são pequenos. Dê uma oportunidade aos filhotinhos para se conhecerem e acostumarem um ao outro bem cedo. Isto vai fazer com que eles fiquem mais à vontade na presença do outro e se habituem a dividir o espaço e a atenção dos donos.

Como aproximar cães e gatos - Passo 1
Imagem: funcrisp.com
2

Castre ou esterilize os animais. Esta é uma excelente técnica para reduzir o comportamento agressivo e tornar os animais pacientes. No caso dos cães, o animal pode até ficar mais tranquilo quando se cruzar com outros cachorros.

Dica: Esse texto do umComo explica quais as diferenças entre castrar e esterilizar seu animal de estimação.

3

Passeie o cão com frequência. Passear e brincar com seu pet longe do gato vai fazer com que ele gaste suas energias. Quando chegar o momento de interagir com o gato, o cachorro vai estar mais cansado e ser menos agressivo na sua presença.

Como aproximar cães e gatos - Passo 3
Imagem: kijiji.ca
4

Numa fase inicial, sempre esteja com os animais quando os juntar. Caso eles mostrem sinais de agressão como rosnar e mostrar os dentes, repreenda o comportamento. Se não funcionar, experimente separá-los esguichando água.

Não repreenda os animais demasiadas vezes ou eles podem associar a presença do outro ao momento da bronca.

Dica: Acesse esse artigo para saber como controlar a ansiedade nos cães.

5

Se possível, mantenha áreas separadas para cada animal. Sempre que não poder monitorá-los, deixe os pets separados. Para que se acostumem ao cheiro um do outro, coloque roupas do cão na área do gato e roupas do gato na zona do cão.

Como aproximar cães e gatos - Passo 5
Imagem: ign.com
6

Certifique-se que as unhas de ambos os animais estão aparadas. Em caso de briga, esse passo pode ser útil para que nenhum deles machuque o outro arranhando.

Dica: Veja como cortar os esporões de um cachorro e como cortar as unhas um gato nesses artigos.

7

Recompense um animal na presença do outro. Quando o cão estiver por perto, pegue o gato ao colo e dê pequenos biscoitos para que ele perceba que está a ser recompensado por tolerar o cão. O mesmo pode ser feito com o cão - ofereça guloseimas quando ele está se comportando propriamente na presença do gato.

Como aproximar cães e gatos - Passo 7
Imagem: 123rf.com
8

Mantenha o cão longe da caixa de areia do gato. Se ele tiver acesso à caixa, ele pode comer as fezes e isso é prejudicial para a sua saúde. Além de isto ser estressante para o gato, pode incentivar a briga pois é interpretado como um sinal de dominância.

9

Alimente os animais separadamente. O momento da refeição costuma ser propício a criar brigas entre os animais, por isso evite que um dos pets tenha acesso à comida do outro.

Como aproximar cães e gatos - Passo 9
Imagem: banfield.com
10

Evite estar tenso ou estressado na presença dos animais. Os animais são um reflexo das nossas emoções, por isso mantenha uma atitude calma para que eles façam o mesmo.

11

Seja paciente. A adaptação não vai acontecer de um dia para o outro, por isso não tenha pressa. Não force nenhum tipo de situação e dê afeto redobrado aos seu bichinhos nesta fase difícil para eles.

Como aproximar cães e gatos - Passo 11
Imagem: jezebel.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aproximar cães e gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Nunca se envolva fisicamente numa briga entre seus animais. O ideal é usar água para separá-los.

Escrever comentário sobre Como aproximar cães e gatos

Como aproximar cães e gatos
Imagem: funcrisp.com
Imagem: kijiji.ca
Imagem: ign.com
Imagem: 123rf.com
Imagem: banfield.com
Imagem: jezebel.com
1 de 7
Como aproximar cães e gatos

Voltar ao topo da página