Como baixar a febre de meu gato

Como baixar a febre de meu gato

A febre em gatos é igualmente comum como nos cachorros, ainda que nos custe mais a identificar. Os felinos, ao serem animais bem mais independentes e autossuficientes que seus colegas caninos, é mais complicado para os donos perceberem que estão doentes. Por isso, é imprescindível prestar atenção ao comportamento de nosso gato diariamente e lhe proporcionar todos os cuidados que precisa. Entre os sintomas mais comuns da febre em felinos encontram-se a apatia, secura do nariz e um comportamento inquieto e nervoso. Tem a temperatura muito alta? Continue lendo este artigo de umComo e descubra como baixar a febre de seu gato.

Passos a seguir:
1

A temperatura normal de um gato adulto oscila entre 38 e 39ºC, enquanto que a dos cachorros se encontra nos 39,5ºC. Se ao medir a temperatura de seu felino ele supera estes números, podemos considerar que tem febre. O mais recomendável é que leve seu gato a um veterinário o quanto antes para que o examine e descubra a causa da febre, já que em muitas ocasiões aparece como sintoma de alguma doença.

Imagem: carolinapetsblog.com
2

No caso de que a alta temperatura de seu felino não se deva a uma condição grave, mas a um resfriado comum ou outro motivo leve, pode recorrer ao uso de tratamentos caseiros para reduzi-la, sempre com o consentimento do veterinário. O primeiro que deve fazer é se certificar que seu gato bebe toda a quantidade de água que seu corpo precisa para mantê-lo bem hidratado. Os felinos são animais pouco bebedores, por isso deverá prestar especial atenção a este detalhe e lhe proporcionar o líquido com a ajuda de uma seringa se não quiser beber. É muito importante que a água seja fresca. Consulte nosso artigo sobre como fazer que seu gato beba mais água.

3

O espaço onde se encontra seu gato é muito importante para conseguir que a febre baixe e recupere sua temperatura normal. O ideal é que o acomode em um lugar de sua casa quente e seco, isto é, livre de umidade, afastado do frio, o excesso de calor e as mudanças bruscas de temperatura. É muito importante que o felino se encontre o mais cômodo possível, relaxado e tranquilo para favorecer o processo de recuperação.

4

Para regular a temperatura de seu corpo, deverá colocar compressas úmidas na sua testa e deixar durante uns minutos. As compressas ou toalhas devem estar umedecidas em água fria, se não, não surtirão efeito. Depois retire-as; pode fazer este processo duas vezes ao dia. Além da testa, pode umedecer suas patas, região do abdômen e virilhas para um melhor resultado. Lembre-se que depois de aplicar as compressas, deve secar bem as partes úmidas.

5

A alimentação também desempenha um papel fundamental em sua recuperação e para baixar a febre, já que uma dieta inadequada pode agravar seu estado e inclusive ser a causa. Para selecionar a melhor comida, deverá prestar atenção nos ingredientes, peso de seu felino, raça e idade. Consulte nosso artigo sobre como escolher a comida de meu gato e verifique se está lhe proporcionando ou não a mais adequada.

6

Durante o tempo que seu gato estiver com febre, tente não dar banho, a não ser que o veterinário indique a você o contrário, para evitar que a situação piore. Se passadas 48 horas após ter medido a temperatura e posto em prática estes remédios, a febre não baixar, deverá levar seu gato ao veterinário para o examinar. Lembre-se que pode ser sintoma de alguma doença e por isso não diminui.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como baixar a febre de meu gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.