Partilhar

Como brincar com o meu gato - Conselhos essenciais

Por Nelia Oliveira. Atualizado: 29 setembro 2017

Algumas pessoas tendem a pensar que, apenas pelo fato de gostarem de dormir muito, os gatos são animais pouco ativos. Mas, se você tem um felino certamente já reparou que o mesmo é muito inquieto e que adora imenso os jogos. No entanto muitas pessoas não sabem como se divertirem com o seu animal sem que o mesmo as arranhe, ou sem que algum dos dois acabe se machucando. Se você pretende passar um bom momento junto com o seu animal de estimação, no umCOMO te explicamos como brincar com o seu gato corretamente.

Também lhe pode interessar: Como viajar de carro com meu gato
Passos a seguir:
1

Brincar com o seu gato é uma tarefa muito importante, é através dos jogos que conseguirá estreitar laços com o animal e ajudá-lo a se exercitar, beneficiando assim a sua saúde, especialmente se tem um gato esterilizado, é importante oferecer-lhe atividade física, pois devido a essa intervenção têm tendência a aumentar de peso.

2

Os gatos são caçadores por natureza, por isso todos aqueles jogos em que eles têm que perseguir alguma coisa para agarrar são ideais. Um dos mais famosos é o do novelo de lã ou um fio qualquer, assim sendo pode experimentar e ver se o seu animal de estimação gosta deste jogo.

Adquira um fio que seja resistente, que não solte fiapos e que não deixe as suas garras presas. Solte um pouco a bola de fio mas agarre uma ponta. Coloque-a no chão e mova a bola para a frente e para trás, 'convidando' o seu gato a caçá-la. Ele vai adorar este jogo, mas se vir que não se anima passe para a outra alternativa.

3

Nas lojas de animais existem muitos brinquedos disponíveis para o seu gato. No entanto pode se divertir fazendo alguns em casa sem a necessidade de ter muito trabalho.

Por exemplo com o tubo de papelão do papel higiênico pode fazer uma presa, atando-o simplesmente com um fio comprido para o poder manejar. Se quer que o gato se fixe mais neste brinquedo, pode colocar-lhe um pouco de tecido colorido, aqui sim, o melhor é costurar o tecido ao cartão, se usar cola pode ser toxina para o seu felino.

Para outras ideias, confira o artigo sobre os melhores brinquedos para gatos.

4

Qualquer objeto não toxico que possa servir de presa, será uma excelente alternativa para se transforma num brinquedo caseiro que pode usar com o seu gato. No entanto é importante que o felino tenha pelo menos um brinquedo adquirido numa loja de animais para que se possa entreter enquanto estiver ausente.

O mais recomendável é brincar com o seu animal de estimação diariamente, especialmente se ele é jovem. Dedique tempo de qualidade e verá como o seu felino te agradece com carinhos e mimos.

5

É muito importante que quando brincar com o seu gato tenha em conta três conselhos fundamentais para evitar que o mesmo o arranhe em sua defesa:

  • Nunca toque no animal nas partes do seu corpo que sabem que ele não gosta. Muitos gatos odeiam que lhe toquem na barriga, outros na cauda, etc. Trata-se de brincar e não de chatear o animal.
  • Não encurrale nunca o seu gato, ou por mais que seja o seu dono, poderá sentir a necessidade de o arranhar para fugir.
  • Não faça movimentos demasiado bruscos que assustem o animal e produzam uma reação violenta.

Veja também: Como conquistar um gato

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como brincar com o meu gato - Conselhos essenciais, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como brincar com o meu gato - Conselhos essenciais

Voltar ao topo da página