Partilhar

Como cachorro pega raiva

Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cachorro pega raiva
Imagem: maypet.com.br

Ao contrário do que o nome possa dar a entender, a raiva não é um estado emocional do cachorro, mas sim um vírus altamente contagioso e fatal que se propaga entre mamíferos. No Brasil os principais propagadores desta doença são o morcego hematófago (desmodus rotundus) e o cachorro. Dada a forte ligação deste último com os humanos é preciso tomar especial cuidado na identificação e tratamento da doença, pois assim que começam a surgir os primeiros sintomas, já não existe cura. Para que fique a conhecer um pouco mais acerca deste vírus e como cachorro pega raiva, continue lendo este artigo de umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu cachorro está com raiva
Passos a seguir:
1

Sendo a raiva um vírus que ataca mamíferos significa que gatos, cachorros e até humanos podem ser um alvo ou transportadores da doença. Após o aparecimento dos sintomas, a morte é certa, seja em que animal for.

2

A raiva transmite-se através da saliva de um animal infetado. Por essa razão, a maneira mais comum de um cachorro pegar raiva é através da mordedura ou arranhadela de um animal com raiva.

Como cachorro pega raiva - Passo 2
Imagem: viladopet.com
3

Os sintomas desta doença não começam a se manifestar logo nas primeiras horas, na verdade podem demorar alguns dias, mas mesmo durante esse período o animal já se encontra infetado e irá transmitir a doença.

4

Por essa razão, se notar que seu cachorro foi atacado por algum animal, é importante que consulte rapidamente um veterinário e evite o contato físico com ele.

Como cachorro pega raiva - Passo 4
Imagem: anda.jor.br
5

A única maneira de prevenir a doença é através da vacinação. Alguns donos podem ignorar este aspeto, porém ele pode fazer toda a diferença, principalmente se o cachorro conviver muito no exterior.

6

A raiva no cachorro começa a se manifestar através de alteração de apetite, do humor, salivação excessiva, uivo prolongado que sugere sofrimento, agressividade e convulsões. Este vírus ataca o sistema nervoso, daí as alterações de comportamento tão significativas.

Como cachorro pega raiva - Passo 6
Imagem: tudosobrecachorros.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cachorro pega raiva, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

Como cachorro pega raiva
Imagem: maypet.com.br
Imagem: viladopet.com
Imagem: anda.jor.br
Imagem: tudosobrecachorros.com.br
1 de 4
Como cachorro pega raiva

Voltar ao topo da página