Partilhar

Como calcular a idade de um cachorro

Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como calcular a idade de um cachorro

"O cachorro é o melhor amigo do homem", diz o ditado, e o que é certo é que este é um dos animais de estimação preferidos do ser humano. São conhecidos por sua boa companhia, lealdade e ligação forte com o dono, aspetos retratados em muitos filmes que nos emocionam. Mas você sabia que é possível que seu cachorro seja mais velho que você? Neste artigo de umComo.com.br mostramos-lhe como calcular a idade de um cachorro.

Também lhe pode interessar: Como calcular a idade do cão em anos humanos

Ciclos de vida de um cachorro

O crescimento de um cachorro em muito difere do crescimento de um humano, e seus ciclos de vida podem ser contabilizados da seguinte forma, em contagem humana:

  • Filhote: entre 0 a 6 semanas;
  • Júnior: entre 6 semanas e 6 meses;
  • Jovem: entre 6 e 18 meses;
  • Adulto: entre 18 meses e 7 anos;
  • Sênior: entre 7 e 10 anos;
  • Idoso: a partir de 10 anos.

O cálculo da idade de um cachorro em idade humana

Não é possível associar diretamente a idade de um cão à idade de um humano recorrendo a uma única relação, como a de multiplicar 7 anos. Isso está errado porque os cachorros apresentam diferentes portes e o cálculo deve ser feito em função disso. Assim sendo, os dois primeiros anos de vida de seu cachorro devem ser multiplicados por 12,5 se ele for de porte pequeno, 10,5 se for de porte médio e 9 se for de porte grande. A partir daí, a contagem difere um pouco em relação a cada raça, e de forma geral varia entre multiplicar 4,3 a 13,4 anos.

Diferenças entre raças na contagem de idades

Mais concretamente, a partir dos dois anos de idade, se seu cachorro for de porte pequeno deve multiplicar cada ano pelos seguintes valores consoante a raça: chihuahua (4,87); west highland white terrier (4,96); beagle (5,20); schnauzer miniatura (5,46); cocker spaniel (5,55); cavalier king charles (5,77); pug (5,95); bulldog francês (7,65).

Se o cachorro for de porte médio então deverá ter em conta os seguintes valores na multiplicação da idade: spaniel (5,46); labrador (5,74); golden retriever (5,74); staffordshire bull terrier (5,33); buldogue (13,42).

Por último, se seu cachorro for de porte grande deverá multiplicar 7,84 para o pastor alemão e 8,90 para o boxer.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular a idade de um cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como calcular a idade de um cachorro

3 comentários
nara lopes
gostaria de saber a idade de meu cachorro ele é um poodle mini toy
Janaina
Ganhei um pooble toy macho e a dona me falou que ele tem dois meses mais nao acreditei pois ele é muito esperto. Tem como eu saber a idade dele ?
Mauro Dos Santos Mavacala
Boa informaçao . deu pra colher mais alguns conhecimento: obrigado! mas eu quero saber como se compara um bebe de dois anos e um cachorro; com a mesma idade ?
Sara Silva
Olá Maulo, obrigada pelo seu comentário! Um cachorro de 2 anos humanos terá cerca de 20 anos caninos.

Como calcular a idade de um cachorro
Como calcular a idade de um cachorro

Voltar ao topo da página