Partilhar

Como calcular a idade de um gato

Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como calcular a idade de um gato

Os gatos são um dos animais de estimação preferidos dos humanos e que tem sido domesticado ao longo de muitos anos, na tentativa de o tornar cada vez mais dócil. Apreciamos sua independência, elegância, olhar e tantos outros aspetos que fazem dele um bicho tão especial. No entanto é bastante provável que um gato seja mais velho que seu dono, em idade de gato. Para descobrir como calcular a idade de um gato, continue lendo este artigo de umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Qual é a idade para esterilizar o meu gato

Ciclos de vida de um gato

Vários veterinários estudaram o assunto da idade dos gatos e estipularam os seguintes ciclos de vida, em contagem de anos humana:

  • Filhote: entre 0 a 6 meses;
  • Júnior: entre 7 meses a 2 anos;
  • Jovem: entre 3 a 6 anos;
  • Adulto: entre 7 a 10 anos;
  • Sênior: entre 11 a 14 anos;
  • Idoso: a partir de 15 anos.

A conversão da idade de gato para idade humana

Tendo em conta os ciclos de vida enunciados acima, será mais fácil compararmos a idade de um gato à idade que ele teria se fosse humano. No entanto não há um cálculo único para determinar a idade de um gato, porque eles amadurecem muito rápido e mantêm-se em fase adulta durante muito tempo. Para descobrir a idade de um gato o ideal é seguir esta fórmula: adicionar 15 anos ao primeiro ano de vida do gato, 10 ao segundo ano de vida e 4 anos a cada ano seguinte. Assim sendo, um gato com 2 anos de idade terá aproximadamente 25 anos em idade humana.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular a idade de um gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como calcular a idade de um gato

1 comentário
francisco
bom dia achei duas gatas fêmeas filhotes abandonadas na rua, como saber a idade delas, elas bem pequenas

Como calcular a idade de um gato
Como calcular a idade de um gato

Voltar ao topo da página