Como chamar atenção do seu cachorro - Dicas básicas

Como chamar atenção do seu cachorro - Dicas básicas

Todos os cães podem aprender a estar mais atentos. Os cães pastores precisam de poucos incentivos, mas a maioria dos cães se desconcentram muito facilmente, por isso é importante saber como chamar atenção do seu cachorro. Uma maneira de mantê-los alertas e atentos é ensinar-lhes a ordem "olha" através de técnicas de adestramento muito fáceis. Continue lendo este artigo do umCOMO e descubra como conseguir a atenção do seu cachorro.

Vai precisar de:
  • Petiscos para cachorro

Como conseguir a atenção do seu cão - Passo a passo

Nem sempre o seu cachorro responde assim que você o chama pelo nome, fica ainda mais difícil quando ele não foi adestrado desde filhote. Essa técnica consiste em treinar o cachorro a partir de um estímulo positivo para que ele aprenda a te olhar quando você o chama:

  1. Pegue um prêmio para o cão na mão.
  2. Faça com que seu cão se sente diante de você e deixe-o cheirar o prêmio.
  3. Depois diga-lhe "olha!" e suba o prêmio desde o focinho de seu cão até sua bochecha.
  4. Olhe nos seus olhos enquanto ele observa o prêmio.
  5. Quando olhá-lo no rosto, diga "muito bem!" e lhe dê o prêmio.
  6. Pratique este exercício duas ou três vezes e faça uma pausa. Depois repita o exercício mais vezes.
  7. Verá como pouco a pouco seu cão presta atenção com um só grito ou um olhar.
  8. À medida que ele vai progredindo, aumente o grau de dificuldade. Obrigue-o a olhá-lo durante mais tempo ou mova-se enquanto ele olha para você. No futuro, quando quiser lhe ensinar algo novo, utilize a ordem 'olhe' ou outra palavra curta.

Como tirar birra de cachorro

Muita gente também aplica o termo 'birra' ao comportamentos de cachorros desobedientes e indisciplinados. As características mais comuns de um cachorro birrento são fazer xixi fora lugar e também um comportamento destrutivo. Antes de entrar em ação para tentar reverter este quadro, é importante entender as causas de o seu cachorro ser assim.

Apesar do instinto canino, é muito comum que os cachorros façam isso como uma maneira de chamar a atenção dos donos. Uma das interpretações possíveis para este tipo de comportamento é porque o cachorro tem um gênio dominante e sente que comanda aquele local, como se ele fosse o líder. Eles também fazem isso quando se sentem contrariados. Tão como esse hábito está relacionado ao espaço que o cachorro tem dentro de casa e a consciência que ele tem disso.

É normal que essas atitudes apareçam principalmente em cachorros mimados o adortados, quando o dono fica com dó reprimir o cachorro pensando no seu passado sofrido. Por mais que todos esses hábitos estejam relacionados com o instinto, é possível educar o seu cão para que vocês estabeleçam uma relação mais harmônica e que ele te respeite. Isso não significa ser uma pessoa brava com ele, muito menos deixar ele fazer o que quiser. Basta seguir estes conselhos:

  • Quando o seu cachorro fizer xixi fora do lugar ou destruir alguma coisa, é preciso dar a bronca no momento do flagrante. Caso contrário, ele nunca entenderá porque está sendo reprendido;
  • Estabeleça rotinas de passeios e alimentação para que o seu cão entenda que existe a hora certa para cada coisa;
  • Ensine hábitos e comandos. Nossa sugestão é seguir as dicas do artigo sobre como educar seu cachorro de estimação;
  • Tenha muita paciência e jamais use a agressão como um recurso.

Linguagem corporal dos cães

Entender a linguagem corporal dos cães pode facilitar muito a compreensão daquele comportamento dele. Além de te ajudar na condução da forma de chamar a atenção, você ainda pode melhorar a sua comunicação com o seu pet de forma considerável.

Os sinais mais simples são:

  • Medo: orelhas achatadas, para trás e juntas à cabeça;
  • Raiva: orelhas para cima, rabo levantado e dentes aparentes;
  • Submissão: orelhas para trás e rabo entre as pernas;
  • Dominância: orelhas para frente, peito estufado e cabeça erguida;
  • Que brincar: orelhas relaxadas e rabinho abanando.

Para conhecer todos os sinais e a linguagem corporal, aprofunde-se no artigo sobre como entender a linguagem corporal dos cães.

Outras informações importantes

Todas essas informações farão a diferença na hora de chamar a atenção do seu cachorro:

  • Quais são os erros mais comuns ao educar um cachorro
  • Conselhos para que o seu cachorro te obedeça
  • Como saber se o meu cachorro está brincando ou brigando
  • 8 coisas que os cachorros fazem para chamar a atenção

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como chamar atenção do seu cachorro - Dicas básicas, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.