Partilhar

Como combater o mau hálito do meu cachorro

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como combater o mau hálito do meu cachorro
Fonte: pixabay.com

Não cuidar da higiene bucal do nosso cachorro pode desencadear um excesso de placa bacteriana e, com isso, um mau hálito. As raças pequenas são as que têm mais probabilidades de acumular sarro em seus dentes e desenvolver um mau hálito. Por isso, é importante conhecer as técnicas de limpeza e alguns truques para evitar o mau hálito de seu cachorro. Além da escovação de dentes, existem alguns remédios que podem ajudar você tanto a prevenir seu aparecimento como a combatê-lo caso se encontre na etapa inicial. Se a placa bacteriana estiver muito avançada, você deverá levar seu cachorro ao veterinário para que ele faça uma limpeza na boca. Se quiser saber como combater o mau hálito do seu cachorro continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra-o.

Também lhe pode interessar: Por que meu cachorro tem mau hálito
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que você deve ter em conta para evitar o mau hálito do seu cachorro é começar a cuidar da higiene dental dele desde filhote. Assim, compre uma escova de cerdas suaves especialmente para cachorros e com o tamanho adequado à raça dele, e comece a escovar os dentes dele pouco a pouco para que ele se habitue. Lembre-se que você não pode utilizar a mesma pasta dental que usa em si, será necessário comprar uma para cachorros.

Como combater o mau hálito do meu cachorro - Passo 1
Fonte: animalmascota.com
2

A alimentação é outro aspecto que afeta diretamente a criação da placa bacteriana. Uma alimentação úmida favorece que a comida fique incorporada entre os dentes dele e apareça tártaro com maior rapidez, dando lugar a um mau hálito. Por isso, é melhor você optar por uma dieta seca rica em nutrientes para manter saudável a boca do seu cachorro. Claro que o calcário da água também afeta este problema e, por isso, é recomendável que você dê ao seu cachorro água filtrada.

3

Na linha da alimentação, um truque muito eficaz tanto para combater como para prevenir a halitose canina é dar-lhe alguns alimentos que ajudam a polir os dentes e mantêm o hálito fresco. Você certamente deve ter percebido que seu cachorro, quando você o leva para passear em lugares de campo, come as plantas; ele faz isto para limpar seu estômago e sua boca. De modo que, em quantidades moderadas e de vez em quando, dê a seu cachorro um pouco de aipo para eliminar a placa bacteriana e limpar seus dentes e gengivas. A cenoura também é uma boa opção, já que ao roê-la seus dentes são limpos.

4

Os aperitivos feitos especialmente para o cuidado de seus dentes e gengivas também são uma opção muito eficaz para evitar o mau hálito. Não hesite em comprar barrinhas dentais, ossos para roer ou inclusive biscoitos, e dê de vez em quando a ele. Desta forma seu cachorro exercitará seus dentes ao mesmo tempo que os limpa.

Como combater o mau hálito do meu cachorro - Passo 4
Fonte: ised.es
5

Os brinquedos são outro elemento que não pode faltar em seu lar se quiser evitar o mau hálito do seu cachorro. Como acontece com os aperitivos, os brinquedos atuam como uma escova de dentes limpando a placa e eliminando os restos de comida. Mas, que brinquedos? Os ideais são aqueles que são feitos com borracha natural ou nylon, já que contam com uma consistência dura e permitem limpar os dentes do cachorro e massagear suas gengivas. As cordas torcidas também são uma boa opção.

É bom começar a dar este tipo de brinquedos ao seu cachorro desde filhote, não só para melhorar sua higiene bucal, mas também para evitar que ele morda outras coisas, como móveis ou sapatos.

Como combater o mau hálito do meu cachorro - Passo 5
6

Se seu cachorro já desenvolveu uma quantidade notável de tártaro, você deverá levá-lo ao veterinário para que ele faça uma limpeza dental e a elimine, já que esta é a melhor forma de acabar com a halitose. E se ele tem mau hálito, mas não tem tártaro, talvez tenha algum problema gastrointestinal, insuficiência renal, infecção na boca ou diabetes, entre outras doenças. Por isso, é muito importante levá-lo ao veterinário para que o analise e determine de onde vem a halitose canina.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como combater o mau hálito do meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como combater o mau hálito do meu cachorro

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
veridiana
seu cachorro deve tomar bastante água.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Veridiana! É isso mesmo, é muito importante manter o cachorro hidratado tendo sempre à sua disposição um bebedouro com água fresca. Obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
nilde passos de jesus
boa tarde . gostaria de saber o que tira mal halito de cachorro:?do tipo algo mastigavel. obrigada!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Nilde! Experimentou algumas das dicas dadas acima? Se quiser nesse artigo pode encontrar mais recomendações para melhorar o hálito do cachorro: http://www.peritoanimal.com.br/melhorar-o-halito-do-cachorro-dicas-caseiras-21262.html
A sua avaliação:
ana karla carvalho borges carvalho
q tipo de creme dental eu uso no meu cachorro
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana! Você deve usar um creme dental específico para cães, vá na pet shop lá saberão informá-la. Obrigada pelo seu comentário!
Joelma
Minha cachorro comia suas próprias fezes, por cousa disso ela tem um forte mau hálito ela não come mas as fezes mais continuar com mau hálito o que devo fazer .obrigada
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Joelma, esse mau hálito no seu cachorro pode se dever a uma má higiene bucal. Então seria bom que cuida-se dos seus dentes realizando uma escovação regular ou dando para ele brinquedos ou guloseimas que sejam próprias para os seus dentes. Depois disso, se o mau hálito ainda persistir então seria bom levar ele ao veterinário pois isso pode ser derivado a uma infecção ou a outro problema de saúde.
MARA
ADOTEI UMA PELUDINHA LINDA MAS PERCEBO QUE ÀS VEZES ELA TEM UM BAFO DANADO , TEM TAMBEM UM POUCO DE TÁRTAROS O QUE POSSO FAZER PRA MELHORAR ANTES DE FAZER A RETIRADA DOS TÁRTAROS,NO AGUARDO DE SUA RESPOSTA OBG

Como combater o mau hálito do meu cachorro
Fonte: pixabay.com
Fonte: animalmascota.com
Fonte: ised.es
1 de 4
Como combater o mau hálito do meu cachorro

Voltar ao topo da página