Partilhar

Como comunicar com o meu cachorro

Como comunicar com o meu cachorro
Imagem: mundoanimalia.com

Ter um animal de estimação é muito reconfortante, mas poder comunicar com ele é perfeito, pois deste modo pode-se estabelecer uma comunicação que permite mesmo através de ordens simples ou com linguagem corporal estabelecer um contato. A comunicação cachorro-humano e humano-cachorro existe e apenas tem de se saber como fazê-la funcionar. Pode dirigir-se ao cachorro de forma mais estrita, mas a comunicação fará que para além de ele lhe obedecer, se estabeleça uma boa comunicação entre ambos. Por isso em umComo.com.br queremos orientá-lo para saber como comunicar com o seu cachorro.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu cachorro está estressado
Passos a seguir:
1

Primeiro deve ter em conta a sua educação para que o seu cachorro lhe obedeça. Deve ter isto em conta desde que são cachorrinhos e poder assim corrigir os seus comportamentos inadequados, algo que quando é adulto custa mais a ensinar, embora não seja impossível.

2

Observe o seu cachorro. Não há melhor forma de aprender algo que observando. Deste modo poderá aprender os seus hábitos, os seus gestos e movimentos mais frequentes. Por sua vez, começará a compreender, quase sem dar conta, o seu comportamento de forma natural.

3

Comece a perceber o contato visual que tem com o seu cachorro. De certeza que entende nas pessoas a linguagem visual, quando uma pessoa olha muito para si ou quando lhe quer dizer algo com o olhar. Pode-se sentir inclusive ameaçado quando alguém olha para si fixamente. Com o seu cachorro é muito parecido, quando olha para ele muito fixamente pode-se sentir confundido e sentir esse olhar como uma ameaça. Normalmente, o cachorro desviará o seu olhar para evitar uma situação de confrontação.

4

A postura que o seu cachorro adota também é importante para a vossa comunicação. Muitas delas são subtis e talvez demore algum tempo a identificá-las, mas depois de o entender, verá como vale a pena. Vejamos algumas delas:

  • Confiança: com o corpo alto e com a sua cauda para cima. Notará que estará tranquilo e confiante.
  • Reverência: se tiver com uma posição agachada com o rabo levantado, a cabeça agachada e as patas dianteiras para a frente, este será um claro convite para brincar.
  • Balancear o rabo: este é um sinal claro de brincadeira. Se ele oscilar o rabo junto a si, este pode ser um pedido para lhe "arranhar" nessa zona.
  • Rodar: se estiver com a barriga para cima e começar a rebolar de um lado para o outro, este é um sinal de respeito e confiança face à autoridade. Também pode querer dizer para lhe fazer festinhas na barriga. Ou também pode ser um indicador de resistência passiva, para se distrair com a brincadeira e centrar-se noutra coisa.
  • Assustado: se se agachar, encolher ou se esconder é porque está assustado ou sente-se inseguro. Neste caso também pode colocar a cauda entre as patas.
  • Agressivo: começa a mover a cauda energeticamente mantendo-a para baixo e fica rígido à frente, sente-se ameaçado e está numa posição agressiva.

5

Veja também os seus gestos, por exemplo quando levantar a pata e a colocar na sua perna é porque lhe está a pedir algo ou quando sacode a cabeça como sinal de fim de uma atividade.

6

A sua cauda e as suas orelhas, tal como a cauda e as orelhas dos gatos, também nos dizem muito sobre o seu estado de humor. Nem sempre é felicidade. Para comunicar com o seu cachorro também deverá ter estes aspectos em conta.

7

Ouça o seu cachorro, o ladrar, o rosnar ou gemidos também lhe indicarão coisas importantes para comunicar consigo. O ladrar a brincar não é igual ao ladrar quando se sente ameaçado.

8

Também pode comunicar com o seu cachorro com as suas palavras. Com paciência o seu cachorro poderá aprender a associar um sinal ou palavra a um comportamento seu e a sua resposta a este. Por exemplo pode associar "vem" com aproximar-se a si, ou "senta-te" para sentar-se à sua frente e conseguir a sua aprovação, ou também "fora" para não subir para o seu sofá. Além disso, também é capaz de aprender a palavra "não" como a sua desaprovação.

9

É importante comunicar com o seu animal de estimação, especialmente para poder identificar sinais do seu cachorro como estresse para evitar comportamentos agressivos.

10

Este processo de aprendizagem, tanto seu como do seu cachorro, não se faz em dois dias, tenha paciência e seja constante.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como comunicar com o meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

3 comentários
jhonatan
Ganhei um cachorro e queria sabe como fasso para alimentar ele sendo que ele nao consegue mastigar a ração! Muito bom o site!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Jhonatan, mas ele não consegue mastigar a ração porque ainda é filhote ou porque tem algum problema de saúde?
MARIA DA PENHA COSTA
TENHO UM POODLE COM 4 ANOS. GOSTARIA DE SABER COMO POSSO ENSINÁ-LO FAZER XIXI EM UM SÓ LUGAR, JÁ QUE USA TODA A ÁREA EXTERNA DA CASA PRA ESSE FIM.COMO FAZER COM QUE ELE DIMINUA OS LATIDOS COM A PRESENÇA DE PASSARINHOS,PESSOAS NA RUA E COM BUZINAS DE MOTOS E CARROS.ESSE ANIMAL PERTENCIA A UMA OUTRA PESSOA, COM A SAÍDA DELA DA CASA ,ACABOU FICANDO SOBRE A MINHA RESPONSABILIDADE EM CUIDÁ-LO.
Mariana
Oi!! Queria dizer que gostei muito do site e que me ajudá muito. Parabéns pelo ótimo site
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Mariana, muito obrigada por essas palavras valeu :) Continue acompanhando o nosso site ;)

Como comunicar com o meu cachorro
Imagem: mundoanimalia.com
Como comunicar com o meu cachorro

Voltar ao topo da página