Viver com gatos

Como conquistar um gato - Bem simples

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 5 dezembro 2019
Como conquistar um gato - Bem simples

Os gatos são animais com um caráter muito especial. Se você conseguir que seu gato te adore você terá o amigo mais leal e fiel que possa imaginar. Viver com gatos é uma extraordinária mordomia e se ganhar sua confiança terá uma maravilhosa existência cheia de mágica, cheia de ronronar e muita diversão. Com alguns simples conselhos você verá como ganhar o afeto de seu felino. No umCOMO te ensinamos como conquistar um gato.

Também lhe pode interessar: Como fazer meu gato cheirar bem

Passos a seguir:

1

Para um primeiro contato com seu felino, é muito recomendável colocar-se à altura dele: você pode se ajoelhar ou, se estiver mais cômodo, ficar de quatro. Nessa posição seu gato não o verá como um ser ameaçante e se sentirá menos intimidado. Quando estiver nessa postura fale com seu felino com muita suavidade, com um tom não estridente, porque dessa forma o fará sentir seguro e totalmente relaxado. Os gatos no geral costumam se assustar com relativa facilidade; se você mantiver um tom agradável, ele confiará em sua presença.

2

Deixe que o gato se aproxime de você primeiro. É muito normal que os gatos se aproximem das pessoas que não são amantes dos gatos; isso é assim porque estas pessoas os evitam, não querem passar tempo com eles. O que você deve fazer é não estar sempre em cima do gato, não procure constantemente a sua atenção e você verá como ele acaba se aproximando de você.

Deite-se no sofá, coloque um filme, leia, etc. Faça qualquer coisa e espere que seu gato queira se aproximar de você. Não o persiga, não o feche em uma esquina, porque só conseguirá assustá-lo. Se ele se aproximar de você estique suas mãos para que o cheire e reconheça.

Como conquistar um gato - Bem simples - Passo 2
3

Uma boa forma de tentar captar a atenção de seu gato é com recompensas. Quando seu felino se aproximar de você dê um pouco de comida gostosa. Coloque comida na palma da mão, deixe que coma enquanto acaricia sua cabeça ou lombo. Recompensas são a melhor forma de educar seu gato, e se associar os prêmios com certos comportamentos tenha certeza que vai adorá-lo.

Você deve sempre tratar seu felino com cautela e suavidade. Faça carícias com ternura, pois é um ser pequeno; nunca pegue pelo seu rabo, nem estique, nem faça nada que poderia incomodar ou machucar. É um ser vivo, não um brinquedo, portanto, trate-o com amor e respeito. No geral, eles adoram os carinhos na testa e no lombo. Pouco a pouco, à medida que conhecer seu gato saberá as suas carícias favoritas e também as que detesta. É importante lembrar disso para potenciar uma boa relação com seu felino.

4

Não esteja sempre prestando atenção ao seu gato. São animais que desfrutam muito de sua independência, de suas muitas horas de sono, de seu ritual de limpeza, de seus hábitos de comer e beber... Procure se relacionar com seu gato nos momentos oportunos. Se seu gato estiver descansando, comendo ou se limpando, não o incomode, isso poderia assustá-lo, irritá-lo e inclusive deixá-lo agressivo. Os gatos precisam do seu espaço e quando desejam carícias, brincadeiras ou companhia, eles avisam.

Como conquistar um gato - Bem simples - Passo 4
5

Seu gato adora brincar e é um hábito que deve promover por sua saúde, porque é uma forma de socializar e reforçar a ligação entre vocês. Faça o possível para aumentar a interação com seu felino com prêmios, carícias e tempo de distração, mas sempre com uma atitude nada brusca nem agressiva.

Pegue um rato de brinquedo e mova-o diante de seu amigo; ele vai adorar ter uma presa para caçar. Também gostam da erva do gato ao natural ou dentro de brinquedos, assim conseguirá estimular a sua atenção e interesse. Algo que não falha nunca é colocar uma caixa de papelão perto de seu gato, verá como se entusiasma entrando e saindo dela. Se você quiser torná-la mais divertida faça buracos na caixa e jogue através deles com seu gato dentro.

6

Para conquistar um gato você precisa limpar bem a sua caixa de areia e alimentá-lo bem. Se fizer isso, certamente será seu humano preferido. Certifique-se de dar ao seu gato a ração mais apropriada e deliciosa, adequada à sua idade e estado.

Tenha sempre por perto alguns prêmios comestíveis para dar de presente e, além de dar ração seca, compre comida úmida para dar de vez em quando. Verá como ele agradece. Este é o prêmio por excelência para seu gato e se der a ele de vez em quando será muito feliz. Também deve tentar limpar sua caixa de areia diariamente e duas vezes por semana trocar a areia.

Como conquistar um gato - Bem simples - Passo 6
7

Trate o seu gato com carinho e doçura. Você deve ser amável com seu pequeno, dar amor, cuidados e tudo o que precisar. Nunca o machuque, não só porque não conseguirá nada de seu animal, mas sim porque seria um maltrato. Não dê bronca sendo agressivo porque será contraproducente e não o respeitará. Os gatos têm muito boa memória e a violência não é a forma de educar. Se agir assim é melhor que não tenha nenhum animal de estimação, porque não dará a ele a vida que merece. Trate o seu gato com amor e com todo o respeito do mundo e ele será seu amigo para a vida toda.

8

Um bom conselho para que seu gato adore você é que nunca o obrigue a fazer nada. Os gatos têm uma forma muito especial de ser e farão as coisas quando quiserem. Pode tentar motivar ou incentivar seu gato a fazer algo, mas não forçar. Esta é uma regra que terá que pular quando seu gato precisar de medicação ou cuidados específicos.

Você deve, ainda, criar um ambiente ideal e cômodo para seu felino. Deve ter um lugar para dormir ou vários, uma zona de jogos, a sua caixa de areia, o seu comedouro e vários bebedouros. Que tenha áreas com ventilação e sol, às quais possa acessar com segurança. Um gato adorará sempre uma janela ou várias para poder olhar, verá que pode passar horas simplesmente contemplando.

Como conquistar um gato - Bem simples - Passo 8
9

Aprenda a linguagem corporal de seu felino, assim você saberá o que precisa e se é um gato feliz. Quando seu gato estiver com as orelhas para a frente e o rabo para cima é porque está contente e à vontade. Se seu gato ronrona geralmente quer dizer que está adorando a atenção recebida. Se suas orelhas estiverem para trás e seu rabo para baixo, pode ser que esteja incômodo e comece a bufar. É importante conhecer as expressões de seu gato para fazê-lo sempre feliz.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como conquistar um gato - Bem simples, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como conquistar um gato - Bem simples