Como controlar um cão dominante

Como controlar um cão dominante

Um cão desobediente e dominante pode dar muita dor de cabeça para um dono. Atitudes incorretas, agressividade, descontrolo do animal e muita preocupação serão apenas alguns dos reflexos do perigoso mal do cão que se acha chefe da casa. Dessa maneira, é necessário estabelecer limites na relação cão-dono e comprovar quem é que manda na casa. Por isso, é necessário ser um dono e um líder, para que o pet não abuse da sua boa vontade. Com algumas dicas você consegue obter liderança sobre o seu cão. Se deseja saber mais sobre o assunto e ter o domínio acerca de Como controlar um cão dominante, continue lendo este artigo que umComo desenvolveu para você!

Imponha liderança

Para ser dominador do seu cão, você precisa demonstrar a sua liderança. O cachorro geralmente se torna o chefe da hierarquia porque você ou quem criou o cão sempre o mimou. Quando você estabelece as regras e nega algumas coisas ao cão, já estará deixando claro quem é o chefe. Você é o líder do seu cão!

Por exemplo, se você dá comida ao pet duas vezes por dia e ele pede por uma terceira, não dê. Se ele continuar te atazanando, ignore-o. Quem é mais forte, você ou o cachorro? Quem é o líder desse relacionamento?

Quando o cão tomar uma atitude errada e que você julga proibida, você deve advertir verbalmente o pet. Isso não significa gritar, mas tratá-lo com um tom mais sério e que demonstre a ele a sua posição de autoridade nas relações. Dessa maneira, ele irá compreender que você tem o discernimento do correto e o pet começará assim a saber o que é certo e errado.

Dica: veja o artigo Como ser o líder de seu cão para aprender mais dicas de liderança canina.

Imagem: fordogtrainers.net

Saiba quando agradar

Se o pet se comportou bem durante o dia ou fez alguma coisa do seu gosto, dê-lhe um agradinho. Alguns minutinhos de mimo (cafuné, brincadeiras e distrações) ou também um biscoitinho saboroso irão incentivar o cão a tomar as atitudes adequadas. Dessa maneira ele será recompensado pelo bom comportamento e irá começar a praticá-lo.

De qualquer maneira, evite fazer isso diariamente ou como rotina. Se você o acostumar com a rotina desses agrados (principalmente de comida), ele pode começar a exigir isso e acreditar que é a sua obrigação dá-lo. Como dito acima, não dê e não mime o seu pet.

Você pode encontrar mais dicas como essa no artigo Como educar seu cachorro de estimação. Dê uma olhada!

Imagem: epicdogtraining.net

Respeito

Uma relação de respeito e não-agressão é essencial para ter um pet feliz e obediente. Nunca seja violento com seu cão! Tratá-lo com agressividade é um caminho que criará dois tipos de cão: os medrosos ou os valentões. Acostumados com a agressão, os violentos acreditarão que essa é escapatória para tudo. Destruirão coisas e descontarão seu stress em outras coisas. Quando você virar costas, irá ser atacado por esse cão agredido, magoado. Se medroso, nunca irá te respeitar e será um cão triste e deprimido. O seu cão deve ser alegre e respeitoso!

No nosso artigo encontrará mais dicas sobre como fazer seu cachorro te respeitar.

Imagem: animalfair.com

Ande na frente

Você deve sempre andar na frente do cão. O seu pet ainda possui a mentalidade lupina da matilha: "estamos seguindo um líder", pensam eles. Portanto, quando andar com o cão para passear, mantenha a rédea curta no caminhar. Ele deve estar submisso ao seu andar e você deve determinar para onde vocês vão, porque você é o dominante do seu pet e não o seu cão.

Veja o artigo Como fazer meu cão parar de puxar a guia para aprender a controlar o seu pet nos passeios.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como controlar um cão dominante, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.