Como cortar as unhas a um gato

Como cortar as unhas a um gato

Se temos um gato em casa e preocupa-nos o estado dos nossos móveis além de lhe darmos um raspador e treinar o gato para o utilizar podemos minimizar a sua necessidade de afiar as unhas através do seu corte periódico das mesmas. Cortar as unhas a um gato é uma operação complicada e não é necessária para a higiene do gato, pode tornar-se conveniente para o estado dos móveis de casa, para minimizar o resultado dos arranhões e para a higiene dos donos do gato especialmente se se tratar de um gato que entra e sai de casa com regularidade e pode trazer sujidade para casa presa nas suas unhas.

Vai precisar de:
  • Corta-unhas especial para gatos.
  • Pó anti-séptico especial para gatos (se for preciso).
Passos a seguir:
1

Deve cortar as unhas ao gato desde muito pequeno para se habituar. Cortar as unhas a um gato adulto que não está habituado a isso pode ser perigoso para si e para o gato e talvez seja melhor recorrer ao seu veterinário para que o faça. Tudo dependerá do caráter do gato.

2

Compre um corta-unhas especial para gatos. Não tente fazê-lo com um corta-unhas para pessoas ou uma tesoura normal, pois poderá machucar o gato.

3

A posição ideal é com o gato sentado mais ou menos entre os nossos joelhos e mantendo-o numa posição sob o nosso braço esquerdo e pegando na pata do gato com a mão esquerda e o corta-unhas com a mão direita. A posição das mãos será a inversa se formos canhotos. Mantenha o gato nesta posição com firmeza mas sem o apertar.

4

Pressione suavemente as almofadas do gato com os seus dedos até que a unha venha para fora.

5

Verá que as unhas do gato têm duas partes. A parte mais exterior e estreita que se curva para baixo em forma de garra e a parte mais interior que é mais grossa e que tem um círculo rosa. Deve apenas cortar a parte afiada, não corte a parte rosa, esta parte é a raiz da unha, tem terminações nervosas e fluxo sanguíneo pelo que iria machucar o gato e poderia causar-lhe sangramento.

6

Se por acidente cortarmos a parte rosa e a pata do gato começar a sangrar introduza a pata do gato no pó anti-séptico e durante os dias seguintes observe o gato para verificar que a hemorragia para e que não há complicações na ferida.

7

Por muito bom caráter que tenha o seu gato é improvável que possa cortar todas as unhas em apenas uma vez. Se vir que o seu gato fica muito nervoso deixe-o e corte o resto das unhas noutro dia. Comece sempre pelas patas da frente. As unhas das patas traseiras não estão tão afiadas e não crescem tão depressa como as das patas de trás.

8

A periodicidade ideal é de mais ou menos a cada duas semanas para as unhas das patas de trás.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cortar as unhas a um gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.