Como cortar o pelo de um yorkshire com tesoura

Como cortar o pelo de um yorkshire com tesoura

Os yorkshire são excelentes animais de estimação que se caracterizam por serem muito nervosos. Esta característica que, em determinadas circunstâncias é muito apreciada, por exemplo, para entreter ou brincar com as crianças, pode chegar a ser problemática para dar banho ao cão ou, ainda pior, para cortar o seu pelo. Deve tomar precauções para não danificar o animal nem se machucar. Em umComo.com.br explicamos a você como cortar o pelo de um yorkshire com tesoura.

Passos a seguir:
1

Uma das coisas mais importantes na hora de cortar o pelo do seu yorkshire é escolher o momento do dia em que o seu animal esteja mais relaxado. Por exemplo, após um longo passeio é ideal, uma vez que o cachorro estará cansado e será mais fácil que esteja quieto enquanto corta o seu pelo. Também é conveniente que não tenha fome nem sede, para que estas necessidades não o distraiam.

2

Quanto ao melhor lugar para cortar o pelo de um yorkshire com tesoura, recomendamos que se tranque no banheiro com ele e coloque uma toalha sobre as suas pernas. Depois, coloque o cão em seu colo e acaricie-o para tranquilizá-lo antes de pegar na tesoura.

3

O procedimento mais delicado é o de cortar o pelo de dentro das orelhas, mas é algo que deve fazer por motivos não só estéticos, mas também higiênicos. É conveniente que comece por aqui, já que se fizer isso quando o cão já estiver com mais vontade de se mexer, existem mais riscos de feri-lo.

Mergulhe um algodão com álcool e passe pela ponta da tesoura. Depois, segure firmemente na cabeça de seu yorkshire e corte o pelo do interior da orelha direita. Deixe-o descansar um minuto e repita o procedimento com a orelha esquerda.

4

Depois, é hora de cortar o pelo que cobre a sua cabeça e o resto do corpo. A regra geral é que coloque a ponta da tesoura orientada para cima e não para o corpo do animal, assim se ele se mexer de forma inesperada a tesoura não chegará a espetar o seu corpo.

5

Na hora de cortar o pelo de um yorkshire com tesoura, existem muitas possibilidades de dar uma aparência diferente ao animal em função do penteado que escolher para a sua cabeça. Para prender com elásticos, terá que deixar o pelo comprido na parte superior da cabeça. Por outro lado, se preferir deixar o seu pelo solto, deverá cortar bem a franja para que o pelo não o incomode sobre os olhos.

É conveniente umedecer levemente o pelo da cabeça para que seja mais fácil de pentear. O pelo do focinho pode ser cortado ou pode deixar comprido, dando uma aparência atraente. No entanto, se for levar o seu cachorro ao campo com frequência, este último estilo não é muito recomendável por motivos de higiene.

6

De seguida, passe a cortar o pelo do corpo do animal, deixando as patas por enquanto sem tocar. Borrife o seu corpo levemente com água e depois passe um pente, assim verá facilmente quanto tem que cortar. Como no ponto anterior, lembre-se de orientar a tesoura para cima para evitar danificar o yorkshire com algum movimento.

7

Quanto às patas, pode deixar o pelo um pouco mais longo que no resto do corpo, para que assim tenha um penteado moderno e atrativo. Em qualquer caso, se não tiver muita certeza, é recomendável que leve o seu animal a um local de tosa canina, onde especialistas poderão fazer um bom corte de pelo sem causar nenhum dano ao animal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cortar o pelo de um yorkshire com tesoura, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.