Partilhar

Como criar abelhas

Por Ana Rita Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como criar abelhas

A abelha é um dos insectos mais organizados no reino animal. Existem inúmeras espécies no mundo, mas a mais popular é a abelha que produz mel ou cientificamente chamada de Apis mellifera. Vivem em colmeias naturais (construídas pelas abelhas), ou em colmeias artificiais (construídas pelo Homem) e produzem um dos produtos mais saborosos do mundo, o mel. Para quem gosta desta espécie e gostaria de ter a sua própria criação, fique atento a este artigo, pois de seguida mostramos-lhe como criar abelhas.

Fonte foto: pixabay.com

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Qual é a diferença entre vespa e abelha

Localização

O local deve ser estar rodeado com a vegetação adequada (flores), deve ter uma fonte de água bastante perto e deve estar protegido dos ventos fortes. Não deve estar perto de áreas com muito ruido e movimentação de pessoas. Deve estar interdito à passagem de pessoas e animais. Fonte foto: pixabay.com

Como criar abelhas - Localização

Colmeia

Depois de escolher a localização necessita de uma colmeia que se adapte a si. Existem alguns tipos, mas as mais comuns são: Colmeia Top-bar e Colmeia Langstroth. A Colmeia Top-bar pode ser feita com materiais pouco dispendiosos, permite uma inspeção bastante fácil das abelhas, e pode controlar-se a qualidade do mel. Por outro lado está mais vulnerável a invasores animais. A Colmeia Langstroth é das mais utilizadas e também das mais rentáveis. Com este tipo de colmeia pode separar-se facilmente os favos com abelhas jovens, dos favos com mel e facilmente se controla a qualidade do mel. Em comparação com a anterior, é bastante mais cara, tanto se for construída, como se for comprada. Necessita de material adequado para extrair o mel dos favos e requer conhecimentos em apicultura.

Fonte foto:saudeanimal.com

Como criar abelhas - Colmeia

Povoar a Colmeia

Podemos povoar a colmeia de duas maneiras: através da compra de um exame, através da captura de um enxame de abelhas. Para comprar um enxame, peça ajuda a pessoas especializadas em apicultura que o poderão ajudar a distinguir bons enxames de maus enxames de abelhas. Para capturar um enxame, basta usar indumentária protetora, procurar junto de arvores uma colmeia natural de abelhas e fazer a captura. Fonte foto:apimel.pt

Como criar abelhas - Povoar a Colmeia

Colheita de mel

Numa colmeia tem que se fazer sempre a colheita do mel. As colheitas dependem do tipo de colmeia que tem. Se tem uma Top-bar fazem-se duas colheitas por ano, se tem uma Langstroth fazem-se quatro colheitas por ano. Para se fazer uma colheita deve usar vestuário apropriado, bem como ferramentas adequadas, e nunca esquecer que deve seguir uma serie de passos de modo a fazer uma boa colheita de mel.

Fonte foto:saojoaquimonline.com.br

Como criar abelhas - Colheita de mel

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como criar abelhas, recomendamos que entre na nossa categoria de O Mundo Animal.

Conselhos
  • Deve ter noções de apicultura
  • Deve ter material adequado

Escrever comentário sobre Como criar abelhas

O que lhe pareceu o artigo?

Como criar abelhas
1 de 5
Como criar abelhas

Voltar ao topo da página