Partilhar

Como criar coelhos saudáveis

Por Nicolas Santos. Atualizado: 4 julho 2019
Como criar coelhos saudáveis
Imagem: animaisblog.tk

Os Coelhos são animais muito cogitados quem gosta de ter bichinhos de estimação, ainda mais por ser um animal tão fofo e esperto e por mais que pareça um bichinho de pelúcia as vezes, não é, é um animal que pode ser doméstico mas precisa ser bem cuidado. O dono precisa mantê-lo dentro de casa, limpo para que ele seja saudável e feliz. Neste artigo, umComo te apresenta algumas dicas de como criar um coelho saudável.

Também lhe pode interessar: Como escolher a comida do meu gato
Passos a seguir:
1

Tratando se da alimentação do seu coelho é bom ficar atento a algumas dicas. Por exemplo, a maioria das pessoas pensa que somente com a ração especial para coelhos é possível se ter uma dieta saudável, mas não é bem assim. Os veterinários dizem que para que o seu coelho cresça saudável é preciso que a sua alimentação seja composta por ao menos 80% de fibras e vegetais e 20% da ração.

Os coelhos as vezes passam o dia inteiro comendo, então fica difícil ter que toda hora colocar comida para eles novamente. O ideal a se fazer é deixar o pote de comida dele com ração o tempo todo, e quando você for alimenta-lo lembre se de dar um pouco de vegetais de folhas escuras, como a couve, rúcula ou agrião, cenoura pode ser usada para complementar a dieta, mas não todos os dias. Não de vegetais de folhas claras pra ele, como alface por exemplo e nem frutas, eles podem ter uma indigestão.

Como criar coelhos saudáveis - Passo 1
Imagem: pcc1.dinamicsite.com.br
2

O coelho como todo outro animal doméstico precisa de atenção, ele não é como um cachorro que vai vir correndo até você para brincar, coelhos geralmente, como os gatos, são animais com personalidade então alguns podem gostar mais de brincar e outros não. Isso ajuda se você tem o seu coelho desde que ele era bem pequeno, se já está acostumado com os humanos. Apenas fique atento para não forçar nada, isso pode deixar o seu coelho estressado.

Entenda o seu coelho e veja o que ele gosta, na maioria das vezes eles são bem sociáveis e adoram um carinho.

Como criar coelhos saudáveis - Passo 2
Imagem: arranhamequeeugostomuito.blogspot.com
3

Leve seu coelho ao veterinário com frequência, os coelhos precisam ir ao veterinário para fazer o desgaste dos dentes, que crescem muito. As vacinas que eles precisam tomar são como a dos cães e gatos e caso não esteja incluída no seu pacote, leve o seu coelho para a vacinação contra a raiva para que seu coelho fique sempre saudável.

Com as fêmeas deve se ter um cuidado a mais, caso ela esteja sozinha ou apenas convivendo com outras fêmeas e você não pretende cruza-la com um macho, ela deve ser castrada. As fêmeas quando estão no cio e não se reproduzem podem desenvolver doenças como tumores de mama ou infecção no útero. Os sinais que indicam essas doenças são: Evacuação menos frequente e perda de peso (como os coelhos possuem um metabolismo muito acelerado os sinais são imediatamente percebidos)

Como criar coelhos saudáveis - Passo 3
Imagem: tudodecoelhos.blogspot.com
4

O local ideal para o seu coelho é em uma gaiola especial para coelhos, caso você não viva em uma casa muito grande onde ele pode andar por ai, ou num apartamento. A gaiola deve ser grande o bastante para que ele possa se movimentar a vontade, sem ficar reprimido. De vez em quando você deve solta-lo para que ele exercite um pouco a sua curiosidade, mas cuidado, eles às vezes podem ser muito ariscos então deixe as portas fechadas.

Dica: Acesse também esse artigo e descubra como criar lhama!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como criar coelhos saudáveis, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

Como criar coelhos saudáveis
Imagem: animaisblog.tk
Imagem: pcc1.dinamicsite.com.br
Imagem: tudodecoelhos.blogspot.com
1 de 4
Como criar coelhos saudáveis

Voltar ao topo da página