Como cruzar um cachorro pela primeira vez

Como cruzar um cachorro pela primeira vez

Se você tem um cachorro como pet, pode ser que em algum momento se proponha que deixe descendência. Se decidiu que já é hora de cruzar o seu cachorro ou cadela vamos dar umas dicas para que o acasalamento seja um sucesso e corra tudo bem. Com certeza que terá muitas dúvidas sobre este processo tão importante na vida de um cão. Em umComo.com.br contamos a você como cruzar um cachorro pela primeira vez para que não tenha nenhuma dúvida.

Passos a seguir:
1

A primeira coisa e fundamental é procurar o parceiro ideal para o seu cão. Quando falamos de ideal, nos referimos a que deve ser da mesma raça e de preferência do mesmo tamanho. Antes de provocar o encontro para o acasalamento, tente fazer que se conheçam um pouco. Vale a pena que tenham se visto umas vezes e confirmar que se dão bem. Pense que se não houver uma boa relação, o momento será impossível.

2

Se o seu cão é fêmea, deve ter claro se está ou não no cio. As cadelas costumam ter o cio a cada 6 meses aproximadamente, ainda que varie entre diferentes tipos de raças. Por exemplo, o cio de uma fêmea de pastor alemão é de 180 dias e o de um poddle é a cada 250 dias. Assim, certifique-se da frequência do cio da sua fêmea. E não deve confundir a menstruação com o cio, porque desde o ponto de vista hormonal, não tem nada a ver. O cio dura em média 9 dias com intervalos de 3 a 21 dias e é o momento em que a cadela está receptiva.

3

Assim, se deseja cruzar a sua cadela, tenha a certeza que está no cio. O mais recomendável é que lhe apresente ao macho aos 8 dias de começar a menstruar e alguns dias depois. Ainda que o cão tente montá-la, a cadela ainda não estará pronta para o acasalamento, mas será um primeiro contato importante entre eles.

4

Para que o cruzamento de seu cão seja um sucesso, o mais conveniente é que a fêmea seja levada aonde está o macho. Deve haver um ambiente tranquilo, o macho perceberá os feromônios da fêmea para depois tentar copular. O melhor é que a monte de forma espontânea e natural, mas não é estranho que pela inexperiência ou o tamanho de um dos dois, a cópula não seja possível. Tenha paciência, talvez não seja coisa de só um dia, sobretudo entre cães principiantes.

5

Se o cão começa a copular a fêmea, o melhor é deixá-los sozinhos, não temos que nos meter nem intervir se a cadela chorar. Nesse momento, não temos que separá-los, nem jogar água, porque poderia provocar lesões ou rasgos internos. O processo irá demorar o tempo que for preciso, não deverá intervir a qualquer momento. O normal é que dure uns 20 minutos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cruzar um cachorro pela primeira vez, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.