Como cuidar da minha gata grávida

Como cuidar da minha gata grávida

Ter um animal de estimação em casa é uma alegria, mas se além disso a sua gata estiver grávida, saber que logo chegarão novos gatinhos faz tudo mais emocionante. É claro que durante a gestação nossa felina requer mais atenções e mimos pois está passando por uma etapa delicada; por isso em umComo.com.br damos a você as dicas para saber como cuidar da sua gata grávida e mantê-la feliz e saudável.

Passos a seguir:
1

O período de gestação dos felinos dura por volta de dois meses e é muito importante cuidar de sua alimentação durante estas semanas, pois à medida que os fetos crescem ela terá menos espaço em seu aparelho digestivo e você não deve dar muita comida, e sim dividí-la em diferentes momentos do dia.

2

Se você acha que sua gata pode estar grávida, a primeira coisa que deve fazer é levá-la ao veterinário para confirmar o diagnóstico e saber que tipo de vitaminas deverá administrar para que os gatinhos cresçam saudáveis e fortes.

3

Até à sexta semana de gestação sua gata poderá comer sua ração habitual uma vez por dia; após esse momento e até à sétima semana é bom dividir a ração em duas vezes, e a partir da sétima até ao momento do parto divida em três porções: manhã, tarde e noite. Desta forma ela comerá a mesma quantidade mas pouco a pouco para conseguir se alimentar de forma adequada.

4

Durante a gravidez é conveniente trocar para uma ração de ótima qualidade para que a gata e os filhotes recebam todos os nutrientes que precisam para seu correto desenvolvimento. É um gasto maior mas com benefícios para o animal.

5

Durante a gravidez e na preparação para o parto, a gata precisará de um espaço mais cômodo e privado, fresco, não muito iluminado, onde também tenha à sua disposição comida e água. Adapte sua cama e leve ela a um espaço de sua casa que tenha as condições citadas ou então arranje uma caixa grande com cobertas e todas as comodidades para que ela possa dormir e dar à luz.

6

A gravidez não implica que sua gata está doente, deverá continuar brincando com ela como fazia normalmente, mas prestando atenção para não fazer movimentos bruscos que coloquem ela em risco.

7

Se observar que durante as semanas de gestação sua gata está estranha, se sente mal, tem alguns sintomas pouco habituais ou sua barriga parou de crescer, leve-a o quanto antes ao veterinário.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar da minha gata grávida, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.